Unicamp: Pesquisa constata eficácia da aplicação de laser contra cáries

Processo em fase de estudos pode criar barreira aos ácidos que causam o problema

qui, 29/09/2005 - 11h10 | Do Portal do Governo

Estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou possibilidades de uso de laser de dióxido de carbono (CO2) na prevenção da cárie dentária. O trabalho, que recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), comprovou a eficácia da aplicação do laser de alta potência na redução da desmineralização do esmalte dental humano. Por enquanto, os testes foram realizados em laboratório e em 17 voluntários que utilizaram dispositivo intra-oral, semelhante a um aparelho ortodôntico móvel, contendo blocos de dente humano irradiados com o laser. Os voluntários gotejavam sobre os blocos solução contendo açúcar para proporcionar a formação de lesão de cárie.

“A aplicação da radiação altera a superfície do esmalte e cria espécie de barreira à penetração dos ácidos que causam a cárie”, explica a cirurgiã-dentista Lidiany Karla Azevedo Rodrigues. A pesquisadora ressalta, porém, que são necessários mais estudos em seres humanos para a confirmação de todos os resultados.

Lidiany afirma que a emissão do laser deve ser feita em associação com creme dental fluoretado. Nos testes, o uso conjunto inibiu em 84% o desenvolvimento da cárie, enquanto o emprego isolado do creme dental impossibilitou em 47%. Somente com a irradiação da fonte de luz, os resultados de redução de cárie foram da ordem de 35%. “O laser potencializa o efeito do creme dental fluoretado e vice-versa”, observa.

A aplicação do laser não tem baixo custo. Mas a diminuição da desmineralização obtida no processo foi similar àquela conseguida com a utilização de creme dental fluoretado três vezes ao dia, o que indica que as aplicações não devem ser periódicas. Como alguns consultórios têm este laser e a tecnologia vem se tornando cada vez mais acessível, há a possibilidade de o processo ser barateado. A tese foi orientada pela professora Marinês Nobre dos Santos Uchôa, que utilizou estudos internacionais iniciados no pós-doutorado da orientadora, na Universidade da Califórnia, sob a orientação do professor John Featherstone.

Do Jornal da Unicamp

C.C.