Unicamp: Novo colírio é desenvolvido para tratar síndrome do olho seco

Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho

seg, 21/06/2004 - 0h14 | Do Portal do Governo

O que pode parecer uma simples infecção ou alergia ocular, muitas vezes trata-se de uma doença resultante da umidade e lubrificação inadequadas do olho. A síndrome do olho seco, mal que atinge entre 2% a 15% das pessoas, variando conforme as condições ambientais e a presença de moléstias sistêmicas, como o reumatismo por exemplo, está próxima da cura. O oftalmologista Eduardo Melani Rocha, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, desenvolveu um novo colírio, à base de insulina, para ser empregado no tratamento do problema.

O especialista foi o primeiro a utilizar o hormônio para essa finalidade. Ele partiu de conhecimentos já consolidados sobre a insulina, imaginando que a fórmula, mais do que repor a umidade dos olhos, como fazem os medicamentos presentes no mercado, também pudesse estimular o tecido a produzir mais fluido lacrimal.
A expectativa de Rocha é que o medicamento possa chegar ao mercado dentro de aproximadamente dois anos. “Antes, o colírio terá de ser submetido a testes em humanos para comprovar a sua segurança e eficácia, pois não existem bons modelos animais, dado que os olhos destes são muito mais resistentes”, esclarece.

Insulina

O oftalmologista destaca que a etapa de testes requer cuidados, pois os procedimentos devem obedecer a critérios éticos e científicos rigorosos. A insulina, afirma, tem largo uso terapêutico, como no caso do tratamento do diabetes. Além disso, alguns estudos em andamento investigam outras aplicações para o hormônio. “Alguns pesquisadores acreditam, por exemplo, que a via ocular pode servir ao transporte da insulina até a corrente sangüínea.”

O especialista lembra que, além de incomodar, a deficiência da lágrima pode ocasionar outros problemas. “A lágrima carreia células importantes para a defesa dos olhos contra as agressões do ambiente. Isso pode levar a problemas de cicatrização. O olho seco severo pode exigir até mesmo o transplante de córnea ou levar à perda da visão”, adverte. Rocha destaca a importância da ação da Agência de Inovação da Unicamp (Inova) no processo de proteção da propriedade intelectual. “Sem essa orientação, a formulação talvez não tivesse a chance de vir a ser um produto comercial.”

Chorar faz bem

Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho. Apesar de milhões de pessoas sofrerem desse problema, é difícil de ser diagnosticado. Pode ser facilmente confundido com infecções ou alergias oculares. Por isso, a lágrima cumpre a importante função de manter a superfície ocular lubrificada, evitando infecções e permitindo uma visão clara, sem distorções.

Fatores que podem dar origem ao olho seco

Idade – aos 65 anos uma pessoa produz 60% menos lágrimas que aos 18
Doenças sistêmicas – artrite, alergia, lúpus, Síndrome de Sjogren e algumas doenças da pele
Meio-ambiente – ar seco, fumaça e vento
Medicação – anti-histamínicos, antidepressivos, anti-hipertensivos podem contribuir para o problema

Da Agência Imprensa Oficial