Unicamp lança ‘Livro Verde’ e abre debate sobre gestão da Região Metropolitana de Campinas

Evento será na próxima sexta-feira, dia 29

qua, 27/11/2002 - 9h19 | Do Portal do Governo

Os gestores públicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) passarão a contar com uma importante ferramenta que os auxiliará na construção de uma agenda voltada ao enfrentamento dos problemas comuns às 19 cidades que compõem a nova instância político-administrativa. Nesta sexta-feira, dia 29, o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lança o Livro Verde – Desafios para a Gestão da Região Metropolitana de Campinas.

A obra reúne 18 artigos assinados por 28 especialistas em áreas como transporte, urbanismo, saúde, saneamento, educação, habitação, demografia, segurança, planejamento, emprego e finanças públicas. O trabalho reúne informações relativas às possibilidades e limites no encaminhamento de soluções para as necessidades dos municípios da RMC. Visa também a influir no debate técnico e político sobre a construção da agenda de atuação metropolitana que deverá orientar ações para enfrentar problemas supramunicipais.

O objetivo, adianta o coordenador do Nesur, professor Rinaldo Bárcia Fonseca, é “aportar elementos relativos às possibilidades e limites que se colocam ao encaminhamento das soluções para as necessidades dos municípios”.

A designação Livro Verde foi inspirada em publicação da Comunidade Econômica Européia, que teve por objetivo debater questões de interesse comum, que se sobrepunham às diferenças políticas, econômicas e culturais dos países-membros.

Data: Sexta-feira, dia 29 de novembro de 2002
Horário: 16h30
Local: Auditório do Instituto de Economia da Unicamp
Rua Pitágoras, 353 – Cidade Universitária ‘Prof. Zeferino Vaz’
Barão Geraldo – Campinas-SP

(Fonte: Portal Unicamp – www.unicamp.br)

R.K.