Unicamp investe R$ 17,5 milhões na reforma de suas unidades

Recursos serão aplicados em melhorias das condições de ensino e pesquisa

ter, 06/05/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Agência de Notícias da Unicamp


A Unicamp vai investir, neste ano, R$ 17,5 milhões em cursos de graduação, o maior investimento feito na universidade. Os recursos serão aplicados numa série de melhorias de curto e médio prazos, deliberadas pelo Conselho Universitário, para aprimorar as condições de ensino e de infra-esfrutura nas unidades de ensino e pesquisa, além de salas de aula e restaurantes. A medida vai beneficiar a comunidade de alunos de graduação e pós-graduação e melhorar as condições de trabalho dos professores.

Esse valor representa a primeira parcela dos recursos aprovados pelo Conselho Universitário (Consu) a ser investido até 2006. A origem deles é a suplementação de orçamento obtida em função do programa de expansão de vagas na graduação (360 em 19 cursos). Um dos primeiros itens a serem atendidos é a reforma do Básico I.

Será construído um prédio de salas de aula para as engenharias. Foram aumentados, também, os recursos para a assistência estudantil na mesma proporção do aumento de vagas na graduação. Estão autorizadas novas contratações de docentes para atender ao aumento de vagas.

Primeira linha

A Unicamp tem hoje 12,5 mil alunos em 53 cursos de graduação e 12,7 mil matriculados em 111 programas de pós-graduação. A qualidade da formação oferecida tem muito a ver com a relação que a universidade mantém entre ensino e pesquisa. Tem a ver, também, com o fato de que 90% de seus 1.800 professores atuam em regime de dedicação exclusiva, e 94% deles têm titulação mínima de doutor.

De acordo com o programa de investimentos, serão reformadas as 18 salas de aula do Básico I, com ampliação de espaços e uso de recursos audiovisuais de primeira linha, propiciando maior conforto aos alunos e a introdução de modernas tecnologias de ensino. Além disso, serão reformados os espaços de convivência e instalações de serviços. Esta é a primeira reforma do prédio em mais de 30 anos.

Destaque também para a implantação dos laboratórios de informática do Básico II, com infra-estrutura para 250 usuários. O novo prédio de salas de aula será construído nas proximidades das Faculdades de Engenharia Mecânica e de Engenharia Química. Terá uma área de 1,9 mil metros quadrados e capacidade para receber mil alunos.

Serão feitos, ainda, investimentos na área de ensino (laboratórios, ampliações físicas e equipamentos) das seguintes unidades: FCM (infra-estrutura para o curso de Farmácia); FEA (investimento em laboratórios de ensino); FEC (investimentos no curso de Arquitetura); IFGW (aquisição de equipamentos para o curso de Física Médica); IFCH (conclusão da reforma da biblioteca); IA (infra-estrutura para os cursos de Midialogia e Educação Artística); IB (instalações modernas para o curso de Farmácia); FEQ (aquisição de equipamentos para a graduação; IQ (infra-estrutura para o curso de Farmácia e para a graduação); Feagri (ampliação das instalações para a graduação); IC (aquisição de equipamentos para a graduação); FE (investimentos gerais para a graduação); IEL (investimentos em infra-estrutura de salas de aula); CEL (construção de edifício anexo); Ceset (aquisição de equipamentos para a graduação).

Estão previstos também melhoramentos nas salas de aula no Instituto de Biologia e no Instituto de Química, além dos que serão realizados no Instituto de Estudos da Linguagem.

(AM)