Unicamp: Insegurança alimentar em Campinas atinge 20% da população

De acordo com pesquisa, 20% das crianças da cidade passam o dia inteiro sem comer

sex, 20/02/2004 - 10h22 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp


Por Isabel Gardenal

Um inquérito populacional realizado em Campinas, no período de junho a agosto do ano passado, apontou que 6,5% das famílias que têm crianças em seus domicílios têm insegurança alimentar grave.

Mostrou ainda que 20% da população estudada, amostra aleatória de todas as regiões da cidade, tem insegurança moderada e grave. E mais: famílias que recebem mais de quatro salários mínimos não enfrentam insegurança alimentar.

Estes dados de pesquisa foram apresentados na última quinta-feira, na Faculdade de Ciências Médicas, no último dia do Seminário Nacional para Análise e Adequação de Instrumento de Medida de Segurança Alimentar em Populações Brasileiras.

A pesquisa, realizada com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é coordenada pela médica Ana Segall, do Departamento de Saúde Preventiva da Unicamp.

Trata-se de um projeto nacional que adota uma metodologia para medir insegurança alimentar, em fase de validação no Brasil. Entre os itens alimentares mais sensíveis à insegurança divulgados pelos pesquisadores estiveram legumes, frutas, verduras, leite, carnes e ovos.

A população entrevistada (responsáveis pelas crianças) respondeu a 15 perguntas sobre hábitos alimentares. De acordo com o inquérito, 1/5 das crianças de Campinas passam um dia inteiro sem comer ou então pulam refeições. Estes dados preliminares em breve serão difundidos na íntegra.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.