Unicamp: Gibiteca tem nove mil revistas à disposição dos alunos e do público

Primeira versão brasileira do Pato Donald, de 1950, é uma das raridades arquivadas que podem ser vistas

ter, 09/03/2004 - 9h39 | Do Portal do Governo

Dentre os eventos para recepção aos calouros, a Biblioteca Central da Unicamp está realizando durante o mês de março, uma exposição com as principais obras do acervo e serviços, incluindo uma seleção de histórias em quadrinhos.

A “gibiteca” foi criada em 1995, quando Jordano Quaglia Júnior, historiador formado pela Unicamp, deixou o Brasil para dar aulas de cultura brasileira na Universidade de Nova York, sem poder levar na bagagem os 6.500 gibis que juntou durante 30 anos.

Em época de provas, quando a tensão é maior, muitos veteranos refugiam-se no terceiro piso da biblioteca. “Os alunos colocam de lado o monte de livros e pedem gibis para aliviar o estresse”, diz Aparecido Donisete Alves, estagiário de biblioteconomia que há um ano vem organizando 9 mil revistas de histórias em quadrinhos doadas à universidade.

A gibiteca também oferece uma bela viagem para os ligados em artes gráficas, visto que algumas revistas ganharam status de arte, principalmente a partir da década de 1980. “Os ilustradores alcançaram tal requinte que seus quadrinhos parecem imagens virtuais. Personagens como Hulk, Super-Homem, Batman, X-Men e Conan saíram do papel para as telas de cinema”, observa Aparecido Alves.

A primeira versão brasileira do Pato Donald, de 1950, é umas das raridades arquivadas que podem ser vistas também pelo público externo, na mostra que vai até o dia 31.

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)