Unicamp: Feira de Física tem inscrições abertas até 16 de outubro

Feira tem a finalidade de incentivar o gosto pela ciência

qui, 08/09/2005 - 16h51 | Do Portal do Governo

Unicamp: Feira de Física tem inscrições abertas até 16 de outubro
Até dia 16 de setembro estão abertas as inscrições para as escolas interessadas em participarem da I Feira de Física organizada pelo Capítulo de Estudantes da OSA – Sociedade Americana de Óptica, com apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF). Alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio passarão um final de semana de outubro (dias 8 e 9) participando da Feira, que será realizada no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. A Feira de Física tem como finalidade incentivar o gosto pela ciência, mostrando que aprender é divertido.

Os participantes desenvolverão seus trabalhos utilizando metodologia científica, escolhendo um tema de pesquisa, desenvolvendo-o, buscando respostas alternativas, questionando os resultados e, finalmente, apresentando seu trabalho a outras pessoas. Hábitos de planejamento e organização serão estimulados, assim como técnicas de apresentação serão desenvolvidas. “Estes aprendizados serão úteis em qualquer atividade profissional que o aluno venha a escolher mais tarde, mesmo que fora da área científica”, ressalta Francisco Paulo Rouxinol, coordenador da Feira.

Cada escola poderá ser representada por até três equipes de três alunos cada, sendo que cada uma delas deverá escolher um orientador professor da escola ou da universidade. Uma comissão julgadora, formada por professores do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ (IFGW), premiará os três melhores trabalhos e todos os participantes receberão um certificado de participação. Junto à Feira serão montados experimentos de Física Moderna, com monitores especializados, visando a disseminação da Física.

Informações e inscrições no site www.ifi.unicamp.br/osa/feira2005 ou pelo telefone 19-3788-5435.

Do Portal Unicamp

J.C.