Unicamp: Evento na Faculdade de Ciências Médicas trata de alterações auditivas

Quase 93% dos trabalhadores da indústria metalúrgica registram problemas auditivos

qui, 25/03/2004 - 11h18 | Do Portal do Governo

Quase 93% dos trabalhadores da indústria metalúrgica registram problemas auditivos, afirmou a fonoaudióloga da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Ana Cláudia Giglio, durante o seminário “Desafios da Prevenção nas Alterações Auditivas em Trabalhadores”. O evento, promovido pela Universidade Estadual de Campinas, com apoio da Unimep, foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Depois das metalúrgicas, o setor industrial que mais causa problemas com ruídos a seus funcionários é o da construção civil, com 25,6% de notificações. Esses dados são parciais, pois diversos casos não são informados aos órgãos oficiais.

A palestrante afirmou que os programas de preservação da audição mostram falhas de monitoramento em suas medidas de controle. De acordo com ela, as modernas tecnologias aplicadas nas empresas não têm sido eficientes em reduzir o risco de alterações auditivas. Disse também que a grande rotatividade dos funcionários impede um trabalho preventivo mais eficiente.

“Temos a obrigação de criar programas de qualidade, não só para prevenção, mas também para estimular sistemáticas de auxílio àqueles que já têm alterações significativas”, disse Ana Cláudia.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)