Unicamp: Espaço Cultural expõe obras de pintor de bairro carente de Campinas

Visitantes poderão conferir pinturas a óleo sobre tela do acervo do artista e participar de palestras

seg, 13/10/2003 - 14h06 | Do Portal do Governo

O Espaço Cultural Casa do Lago, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove no período de segunda a sexta-feira evento especial que reúne arte, educação e filosofia. Trata-se da mostra Flávio – Para além de uma exposição, que apresenta a vida e a obra do pintor Flavio Thadeu, de 16 anos, morador do Jardim São Marcos, região carente do município de Campinas.

Os visitantes poderão conferir pinturas a óleo sobre tela do acervo do artista e participar de palestras com professores e pesquisadores da universidade. Há também oficinas dirigidas para educadores que trabalham com crianças.

Segunda-feira, o Jardim São Marcos, bairro onde Flávio Thadeu mora, será apresentado por meio de vídeos e imagens produzidas pela fotógrafa Lúcia Rodrigues, moradora do local. Na oportunidade, será promovida oficina com agentes comunitários de saúde que atuam na região e educadores da entidade Direito de Ser, centro que abrigou Flávio dos 7 aos 14 anos e onde ele iniciou seus estudos artísticos.

Durante o festival, haverá exibição diária de filmes, com sessões na sala de cinema da Casa do Lago, que dispõe de 70 lugares. Também segunda-feira, a mostra exibe Kiriku e a feiticeira (filme africano premiado pelo Unicef) e na quarta-feira, o chinês Nenhum a menos, em homenagem ao Dia dos Professores.

Palestras

Quarta-feira, às 15 horas, o público poderá participar de palestra com o filósofo Fausto Castilho. Na conversa, ela apresentará suas reflexões sobre a noção de arte. O expositor é docente licenciado pela Sorbonne e professor fundador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Durante sua formação, foi aluno de Martin Heidegger e responsável pela vinda de Jean Paul Sartre ao Brasil.

Outro destaque é a palestra sobre educação, com a professora Margareth Park, do Centro de Memória da Unicamp, e as oficinas com pesquisadores de seu grupo de estudos sobre Educação, Memória e Cultura. Os treinamentos serão ministrados pelos docentes Alik Wunder, Carmem Betiol, Flavio de Castro, Katia Coutinho, Lise Mielnik, Luciana Palharini, Monica Almeida Penna, Pedro Junger Abib, Suely Iório e Valeria Martins.

SERVIÇO
A programação completa está disponível no endereço eletrônico do Espaço Cultural da Casa do Lago da Unicamp – www.preac.rei.unicamp.br/casadolago
Correio eletrônico – rogeriobasali@yahoo.com.br
Telefone (19) 3788-7017

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)