Unicamp: Dobra o número de pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2005

Inscrições estarão abertas no período de 30 de agosto a 30 de setembro

qui, 12/08/2004 - 13h11 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu 11.046 pedidos de isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2005 (R$ 90,00), o que representa quase 100% a mais do que a quantidade recebida no ano passado (5.531). A Comvest espera que o número final de candidatos isentos seja quase o dobro daquele de 2004, quando cerca de 4.000 candidatos isentos prestaram o Vestibular. O maior crescimento deverá ocorrer entre os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno.

A Comvest, que está analisando cada ficha de solicitação, enviará uma carta aos contemplados por correio até o dia 15 de setembro. A lista dos beneficiados estará disponível até 15 de setembro nesta página. Ser morador e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou estar concluindo o ensino médio este ano foram requisitos básicos para ter direito à isenção.

A maioria dos pedidos recebidos, 6.776 (61,3%), é para a modalidade 1, em que estão sendo oferecidas 5.868 isenções para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e o ensino médio integralmente em escolas públicas e tenham renda familiar de no máximo R$ 389,39 mensais por morador do domicílio.

35,1% (3.882) dos pedidos de isenção recebidos pela Comvest são para modalidade 3, que prevê isenção para todos os candidatos que se candidatarem aos cursos de Licenciaturas em período noturno (Matemática, Ciências Biológicas, Letras e Licenciatura Integrada em Química/Física) e tenham cursado os ensinos fundamental e médio integralmente em escolas da rede pública.

A modalidade 2, que oferece 100 isenções da Taxa de Inscrição para funcionários da Unicamp e da Funcamp, corresponde a 0,9% (102) dos pedidos recebidos pela Comvest.

Nas 286 (2,6%) solicitações restantes, os candidatos não declararam a modalidade e os pedidos serão estudados caso a caso, havendo disponibilidade de bolsas de isenção.

As inscrições para o Vestibular 2005 estarão abertas no período de 30 de agosto a 30 de setembro e deverão ser feitas a partir da página da Comvest na Internet.

O objetivo do Programa de Isenções da Taxa de Inscrição é favorecer o acesso de candidatos de baixa renda ao Vestibular e atrair estudantes oriundos da escola pública para as licenciaturas (que formam professores). Estes, após receberem formação superior de qualidade, poderão voltar ao ensino público e influenciá-lo de maneira positiva.

Assessoria de Imprensa da Unicamp

(LRK)