Unicamp: Convênio possibilita estágio de universitários no exterior

Parceria com Cori, SAE e Iaeste beneficiou mais de 600 estudantes

ter, 19/08/2003 - 10h02 | Do Portal do Governo

Convênio da Unicamp, por meio da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), com a The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste) permite a universitários estagiar no exterior. A parceria, estabelecida em 1989, beneficiou mais de 600 alunos.

A Iaeste é um órgão consultivo da Unesco que promove estágios acadêmicos em aproximadamente 80 países, possibilitando o desenvolvimento de atividades técnico-científicas e de aprimoramento dos conhecimentos dos estudantes.

Durante exposição realizada dia 14, no auditório da Biblioteca Central, o vice-secretário nacional da Iaeste, Paulo Renato Della Volpe, declarou que a participação da Unicamp é extremamente bem-vinda na dinâmica dos intercâmbios. Revelou também que a universidade recebeu mais de 500 estudantes estrangeiros e ganhou dois importantes prêmios da Unesco por trabalhos realizados.

Palestras abordando essas oportunidades no exterior serão feitas este mês. Além da Iaeste, as próximas serão ministradas sobre o British Council (dia 19)), Cendotec (22)) e DAAD (dia 26).

Vantagens do intercâmbio

O vice-secretário da Iaeste acredita que as chances de trabalho para quem volta ao seu país de origem aumentam, agregando valores ao currículo de quem faz intercâmbio. “Muitos acabam sendo bem colocados em filiais brasileiras de empresas transnacionais.”

Marconi Pitombeiro Libório, 21 anos, aluno da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), esteve na palestra para conhecer as vantagens em participar de intercâmbio pela Iaeste. Ele tem interesse em experiência profissional na Alemanha. “Quero ter mais conhecimento daquela cultura que tanto aprecio”, justifica. Também aluno da FEM, Rafael Paniago, 20 anos, expressa a mesma vontade. “Meu objetivo é estagiar em empresas alemãs, não apenas para meu enriquecimento profissional, mas pessoal.”

A estudante Débora Garcia, 22 anos, quer fazer intercâmbio e viver na Europa. “A oportunidade de falar outro idioma e morar num país diferente com certeza pode servir de estímulo para quem está preocupado com seu crescimento”, diz.

Pré-requisitos

O candidato submete-se ao processo de pontuação. No caso de aluno da Unicamp, a universidade oferece pontos ao estudante interessado no estágio (por beneficiar os participantes do intercâmbio que vêm para o Brasil). Com esses pontos, eles têm o privilégio de escolher o país onde pretendem realizar o estágio, podendo assinalar até 20 opções. A vaga é alcançada mediante essa pontuação.

Os alunos permanecem fora no máximo quatro meses. É responsabilidade da Iaeste tomar as providências cabíveis para a legalização da viagem.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Unicamp

(AM)