Unicamp: Comitiva japonesa visita o campus para conhecer a rede de municípios saudáveis

Japão pretende se conectar com cidades brasileiras a longa distância

ter, 17/02/2004 - 10h08 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Isabel Gardenal

Uma comitiva da Japan International Cooperation Agency (Jica) visitou na última sexta-feira, dia 13, a Unicamp a fim de conhecer a rede de municípios potencialmente saudáveis, sediada na Universidade. O encontro, que reuniu cidades da região de Campinas, aconteceu no auditório da Agência para Formação Profissional (AFPU), local onde foram apresentadas as diferentes experiências obtidas após o movimento de rede para troca de informações.

Motoyuki Yuasa, chefe da missão japonesa, e os componentes da missão Jica estão no Brasil há dois meses. Eles vieram estabelecer um intercâmbio com o Projeto Municípios Saudáveis do Nordeste, com duração de cinco anos.

“O Japão, que possui alguns relatos importantes de municípios saudáveis, pretende se conectar a nossa rede de longa distância. Será um ganho para ambas as partes”, destacou a professora Ana Maria Sperandio, coordenadora no Brasil da Iniciativa Regional da Rede de Municípios e Comunidades Saudáveis (Opas).

Esse programa envolve municípios que periodicamente se reúnem para buscar soluções conjuntas para problemas que afetam a qualidade das populações. Em geral, durante esses encontros são debatidos temas como saúde, educação, transporte, segurança e poluição.

Esse é o propósito básico da Rede de Municípios Saudáveis, que funciona por meio de parceria entre a Unicamp, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, USP e Ipes (Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade), organização sem fins lucrativos, cuja tarefa principal é atuar como articuladora e formadora de recursos humanos.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.