Unicamp: Casa do Lago apresenta 3ª Mostra Antropologia Visual

Serão exibidos os filmes que ganharam o Prêmio Pierre Verger de Vídeo

sex, 25/11/2005 - 15h44 | Do Portal do Governo

O Espaço Cultural Casa do Lago apresenta, de segunda-feira (28) a 7 de dezembro, às 14, 16h30 e 19 horas, em sua unidade, a 3ª mostra “Antropologia Visual”. Durante o período serão exibidos 40 filmes. Dentre eles, vários que foram apresentados na 10ª Mostra Internacional de Filmes Etnográficos, no Rio de Janeiro. A mostra tem curadoria do professor Fernando de Tacca, do Instituto de Artes (IA) e de Avelino Bezerra, da Casa do Lago.

Na sessão especial serão apresentadas quatro abordagens do funeral bororo “Rituais e Festas Bororo”, de Luis Thomaz Reis; “Cerimônias Funerárias Bororo”, de Dina Levi-Strauss; “Funeral Bororo“, de Haens Foerthmann e “Ritual da Vida”, de Edgar Teodoro da Cunha. Os pesquisadores Fernando de Tacca e Edgar Teodoro da Cunha debatem as exibições no dia 7 de dezembro, às 11 horas, na Casa do Lago.

Com parte da programação também serão exibidos os filmes que ganharam o Prêmio Pierre Verger de Vídeo, da Associação Brasileira de Antropologia: ‘O Arco e a Lira’, de Pricilla Ermel; ‘Passageiro de Segunda Classe’, de Kim Ir Sen/Waldir Pina/Luis Eduardo Jorge e “Nadëb: Voz de um povo Maku”, de Ricardo Neves Pereira, além da última produção do cineasta francês Jean Arlaud: ‘Touchez pas au Malang” e ‘The Seven Young Gods of Fortune: Fertility Rite of Desojin”, de Yasuhiro Omori.

A 3ª mostra “Antropologia Visual” é apoiada pelo Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA), Mídia e Comunicação (DMM) e pela Rádio e TV Unicamp. Outras informações pelo e-mail casadolago@reitoria.unicamp.br.

Serviço:
Evento: 3ª Mostra “Antropologia Audiovisual”
Dia: 28 de novembro a 7 de dezembro 2005
Hora: 14, 16h30 e 19 horas
Local: Espaço Cultural Casa do Lago

Do Portal Unicamp

J.C.