Unicamp: Biblioteca virtual tem o maior conjunto de teses do Brasil

Espaço virtual difunde produção científica, acadêmica e intelectual da Unicamp em formato eletrônico e digital

sex, 27/08/2004 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Digital da Unicamp atingiu, no segundo semestre, 3.120 teses disponíveis em texto completo. É considerado o maior conjunto de teses digitais de mestrado e doutorado do País, equivalente a 405 mil páginas digitalizadas, permitindo 241.215 downloads, principalmente a estudantes e pesquisadores.

Criado há três anos, a partir de uma experiência isolada das bibliotecas dos institutos de Física e Química e da Faculdade de Educação, o espaço virtual oferece e difunde a produção científica, acadêmica e intelectual da Unicamp em formato eletrônico e digital. Tem disponíveis artigos, fotografias, ilustrações, teses, obras de arte, registros sonoros, revistas, vídeos e documentos de interesse para o desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural.

‘Proporcionamos ao usuário todos os trabalhos recentes e estamos resgatando teses a partir do ano 2000’, informou o coordenador Luiz Atílio Vicentini. Dados no site da pró-reitoria de Pós-Graduação da Unicamp confirmam que foram defendidas 13.810 entre 1994 e 2003.

Em comparação com a quantidade de teses digitais, 23% já estão disponíveis em texto completo. “Esse registro merece análise mais detalhada, pois há muitas teses anteriores ao período, mas se comparado às defendidas, em torno de 22 mil, podemos afirmar que, desse total, 14% estão em texto completo.”

Novos serviços

Para acessar dissertações e teses, basta se cadastrar na página da biblioteca e definir uma senha. A navegação foi simplificada por um programa desenvolvido em parceria entre a equipe de informática da Biblioteca Central e o Centro de Computação da Unicamp, com base nos softwares livres. Batizado de nou-rau, permite que o interessado localize um documento a partir do seu título ou autor.

‘Se o internauta digitar uma palavra-chave, o programa rastreia todo o conteúdo e seleciona as obras que tratam daquele tema específico. O mesmo ocorre, por exemplo, se a pessoa clicar um dado de uma tabela existente no documento”, explica o diretor de processamento técnico da Biblioteca Central, Gilmar Vicente.

A tecnologia empregada é tão eficiente que possibilita que uma dissertação ou tese seja colocada no ar em apenas cinco minutos, depois de transformada no formato PDF. Entre o processo de obtenção do texto nas coordenadorias de pós-graduação das unidades de ensino e pesquisa e a sua colocação na rede, não são gastos mais do que sete dias. O programa de gerenciamento da Biblioteca Digital também identifica a instituição do usuário e quais os trabalhos mais acessadas e os mais reproduzidos.

Futuramente, o conteúdo poderá ser ampliado com novos serviços. Uma das possibilidades é estabelecer ‘conversação/integração de dados’ com outras bibliotecas do gênero. ‘Nós também testamos, com sucesso, partituras musicais que são digitalizadas e acompanhadas do áudio da respectiva seqüência musical ‘, concluiu Vicentini.

Números do acervo digital

Áreas Teses Download Média de downloads por tese

Humanidades e artes 599 108.536 181
Biomédicas 346 29.943 86
Exatas 1.547 64.169 42
Tecnológicas 628 38.567 61

SERVIÇO
Link para o site da Biblioteca Digital da Unicamp: http://libdigi.unicamp.br/
Link para o site Sistemas de Bibliotecas da Unicamp: http://www.unicamp.br/bc/

Assessoria de Imprensa da Unicamp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)