Unicamp: Biblioteca do Instituto de Física digitaliza todas as teses e dissertações

São mais de 1,1 mil trabalhos que podem ser consultados via internet

seg, 01/03/2004 - 9h13 | Do Portal do Governo

A biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) completou o processo de digitalização de 100% das teses e dissertações defendidas desde 1969 no instituto. A partir de agora, todos os 1.119 trabalhos realizados no IFGW podem ser consultados eletronicamente por meio da internet.

O trabalho foi coordenado pela diretora da biblioteca, Rita Sponchiado. “A partir do final de 1999, o Instituto de Física começou a receber trabalhos em CDs, que puderam ser digitalizados em formato pdf, mas todos os outros feitos de 1969 a 1999 foram escaneados página por página”, disse à Agência FAPESP.

Os trabalhos estão disponíveis em ordem cronológica ou por meio do sistema de busca, que pode ser realizada por ano, autor, orientador, palavra-chave, tipo e título. O objetivo é difundir a produção intelectual e científica da Unicamp com precisão e rapidez.

“Queremos divulgar a produção científica local para um público bem maior. São documentos muito importantes, que podem ser lidos pela comunidade científica do mundo inteiro”, disse Rita.

Além de teses e dissertações, a Biblioteca Digital da Unicamp traz à disposição do público outros tipos de documentos acadêmicos, culturais e educacionais, com um total de 7.890 artigos digitais. Com a digitalização no IFGW, a Biblioteca Digital da Unicamp chegou à marca de 2,6 mil teses em seu banco de dados, que envolve todas as áreas da universidade. Ao todo já foram realizados mais de 160 mil downloads, dos quais 23.670 foram feitos no Instituto de Física.

“Esse processo de digitalização está sendo feito em bibliotecas de outros institutos da Unicamp. A tendência é que no futuro possamos ter as cerca de 20 mil teses da universidade disponíveis eletronicamente”, disse Rita.

O acesso às teses e dissertações digitais do Instituto de Física pode ser realizado por meio do site www.ifi.unicamp.br/ccjdr/teses. O trabalho completo está em formato PDF.

Por Thiago Romero, da Agência FAPESP