Unicamp: Biblioteca digital traz 5 mil teses em acervo digital

Acesso é gratuito e traz o estudo na íntegra

seg, 25/07/2005 - 13h17 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição vinculada à secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, conseguiu esta semana um feito importante para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico brasileiro: a Biblioteca Digital da instituição ultrapassou a marca das 5 mil teses digitalizadas, consagrando-se como um dos maiores acervos digitais do país.

Com o objetivo de difundir a produção intelectual e científica da instituição, com precisão e rapidez, atualmente estão disponíveis no banco de dados 2.973 dissertações de mestrado e 2.038 teses de doutorado. Mais de 23 mil teses já foram defendidas até hoje por alunos da Unicamp e quase 23% dessas pesquisas estão disponíveis gratuitamente e na íntegra pela Internet. A meta é chegar a 7 mil teses até o final de 2005.

Segundo pesquisa realizada na instituição, já ocorreram 222.215 downloads na área de Humanidades, 144.720 na área de Exatas, 94.480 em Tecnológicas e 66.159 na área de Biomédicas. O estudo mais acessado foi uma dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE), que já recebeu 10.241 visitas e 3.336 downloads. O estudo é sobre a (In)disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar.

O número de usuários cadastrados e autorizados a fazer downloads das teses já supera os 63 mil e torna-se crescente o número de acessos por parte de pesquisadores estrangeiros, de praticamente todas as universidades da América Latina, que baixam material da biblioteca.

Link da Biblioteca Digital da Unicamp:
http://libdigi.unicamp.br

Sistema de Bibliotecas da Unicamp:
http://www.unicamp.br/bc

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

J.C.