Unicamp: Artes Cênicas oferece conceito moderno de iluminação

Trabalho é prestado gratuitamente a grupos amadores de qualquer lugar do País, ONGs e instituições públicas

seg, 24/03/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O Laboratório de Iluminação do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp está oferecendo novos serviços. O trabalho é prestado gratuitamente a grupos amadores de qualquer lugar do País, ONGs e instituições públicas. Foi criado por Valmir Perez em 1990, com ferramentas digitais e versões avançadas, como a de simulação.

Segundo o cenógrafo, trata-se de desenho de iluminação cênica baseado em dois conceitos fundamentais: estudo da estética (cor, luz, dimensão, clima) e de técnicas cênicas. ‘Quando fazemos o desenho de iluminação vemos tipos de equipamentos, estrutura, entre outros detalhes, o que tem melhorado o resultado estético.’

Consultorias

As simulações incluem iluminação de palco (teatro, dança, shows, musicais) ou laboratórios de ótica, projetos arquiteturais e animações gráficas de alta performance. O Laboratório presta consultorias em projetos de estrutura de iluminação em espaços de captação de imagem e sistemas VHS vinculados a ensino a distância.

Tem ainda projetos na área de histórias em quadrinhos digital e oferece consultorias técnicas em montagem do auditório do IA, do Centro de Computação e ao programa televisivo Saúde: mitos & verdades, produzido pelo Centro de Comunicação.

Valmir concluiu o curso de artes plásticas na Unicamp em 1999 e, neste ano, cursa o mestrado em Multimeios, com o projeto Pintando com a luz: um estudo de iluminação cênica, concepção e execução. Para contratar esses serviços, fazer contato pelo e-mail valmir@unicamp.br ou pelo telefone (0XX19) 3788-2444.

(AM)