Unicamp: Aprovados no vestibular realizam matrículas nesta terça-feira

Sete mil aprovados devem fazer suas matrículas

ter, 15/02/2005 - 9h43 | Do Portal do Governo

O campus da Unicamp em Campinas deve receber hoje (15), cerca de sete mil estudantes. Isso porque, além dos 2.934 aprovados para a matrícula da primeira chamada do Vestibular 2005, que acontece das 9 às 12 horas, outros 3.803 candidatos da lista de espera também precisam estar no campus para declarar o interesse por uma eventual vaga decorrente de desistência dos convocados. Na convocação da primeira chamada todos os candidatos fazem a matrícula no campus de Campinas, mesmo aqueles que irão estudar em outros campi e na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) ressalta que os candidatos em lista de espera que não declararem interesse por uma vaga perdem a chance de matricular-se na Unicamp, caso sobrem vagas nessa e nas próximas chamadas. A declaração de interesse deve ser feita entre 9 e 12 horas, na Diretoria Acadêmica, no prédio do Ciclo Básico II.

Caso ocorram desistências, a Comvest divulgará nova lista de convocados para matrícula às 18 horas e os candidatos deverão efetuar a matrícula no mesmo dia, até às 20 horas. Os candidatos poderão consultar a lista da tarde em dois locais: no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (lista geral) e nas Faculdades/Institutos (lista de convocados por curso). O candidato que estava na lista de espera de mais de um curso deverá fazer a consulta em mais de uma Unidade ou ainda, na listagem geral do Ginásio da Unicamp.

Dupla convocação

O candidato que constar simultaneamente da lista de 1ª chamada e da lista de espera de outro curso deverá obrigatoriamente comparecer para efetuar a matrícula para o curso da lista de 1ª chamada. Neste caso, no ato da matrícula, o candidato deverá confirmar interesse por remanejamento para o curso preferencialmente pretendido, que ocorrerá desde que surjam vagas decorrentes de desistências. O não-comparecimento leva à automática exclusão do candidato do processo de seleção.

Confirmação de Matrícula e Próximas Chamadas

No dia 25 de fevereiro acontece a confirmação de matrícula para todos os candidatos matriculados, nos respectivos campi. A lista de convocados em segunda chamada será divulgada no dia 4 de março; a terceira chamada, no dia 9 de março; e a quarta, no dia 16 de março.

Documentos para matrícula

Cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais (cópia autenticada em cartório para a Famerp) de cada um dos seguintes documentos:
I – Certificado de Conclusão do ensino médio ou equivalente;
II – Histórico Escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente (somente para Famerp)
III – Certidão de Nascimento ou Casamento;
IV – Cédula de Identidade;
V – Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
VI – Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
VII – Uma foto 3 x 4 recente e colorida (2 fotos para Famerp).

Importante: Os candidatos que optaram pela participação no PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) precisam apresentar, além dos documentos citados acima, uma declaração da escola que emitiu o certificado do ensino médio, que este foi cursado integralmente na rede pública. Caso o candidato tenha cursado o ensino médio em mais de uma escola pública e a que expediu o certificado de conclusão do ensino médio não tenha condições de declarar essa situação, será exigida a apresentação de comprovante dos outros estabelecimentos também.

Juliana Sangion, Da Agência USP

M.J.