Unicamp: Alunos do Ensino Médio freqüentarão o Campus da Universidade por um mês

Visitas fazem parte do Programa Ciência & Arte nas Férias

sex, 10/12/2004 - 14h47 | Do Portal do Governo

O programa Ciência & Arte nas Férias, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, terá 17 alunos da região de Campinas a mais que em sua última edição, realizada no início do ano. Eles visitarão a Universidade no período de 5 de janeiro a 4 de fevereiro. Ao todo, serão 88 alunos do ensino médio, provenientes de 51 escolas, selecionados a partir de 233 inscritos. Foram 43 projetos aprovados.

No começo do ano, 71 alunos freqüentaram o campus de Campinas pelo período de um mês, durante as férias escolares de verão, quando foram introduzidos ao conhecimento da pesquisa em um dos mais destacados laboratórios do país: a Unicamp.

O Ciência & Arte nas Férias já se torna uma tradição entre os estudantes que pretendem ingressar na Universidade. Como em outras edições (esta é a terceira), o objetivo do programa é fomentar o interesse pela pesquisa científica e artística, além de proporcionar um contato mais estreito com a Unicamp, despertando novos talentos.

“O propósito é que, conhecendo de perto as pesquisas, o aluno possa ter seu interesse despertado e direcionar sua carreira para uma das áreas oferecidas. Eles encontrarão espaço para conhecer o cotidiano do trabalho na Unicamp e se inteirar na prática”, acentua o pró-reitor da PRP, Fernando Costa.

Para o pró-reitor, nisso tudo conta muito o entusiasmo dos alunos. ‘Será bom tanto para eles como para a Universidade, pois o programa deve se manter regularmente e crescer à medida da capacidade dos laboratórios’, relata.

Programação – Com a programação já definida, as atividades iniciam no dia 5, às 9 horas, no auditório 1 do Centro de Convenções. O reitor da Universidade, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o pró-reitor da PRP darão as boas-vindas aos novos alunos. A seguir, às 9h30, uma palestra sobre “O rápido crescimento da ciência nos últimos dois séculos” será proferida pelo professor Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após a apresentação, está prevista uma participação da Orquestra Jovem da Unicamp, regida pela maestrina Simone Menezes.

À tarde, às 13h30, na sala de dança da Faculdade de Educação (FE), os alunos terão uma atividade interativa de grupo, intitulada ‘Hip Hop’, coordenada pela professora Tânia Ximenez e monitores do Hip Hop.

Nos demais dias, as atividades acontecem nos respectivos laboratórios para os quais os alunos foram designados. Trata-se de um estágio individual diário, exceto às quartas-feiras, em torno de um projeto orientado por professores, que acontece nos laboratórios das diferentes áreas, e de atividades com grupos de pesquisa. Às quartas-feiras, ocorrem os projetos em grupo, realizados pela manhã, a partir das 8h30. Estão previstas ainda oficinas como as de máscara teatral, ateliê de gravura, desenho animado, como o cérebro funciona e exposição de holografia, entre outras. Conheça a programação completa.

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp

C.C.