Unicamp: Alunos de escolas públicas conhecem pesquisas desenvolvidas na universidade

Evento está em sua terceira edição

ter, 04/01/2005 - 11h06 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp


Por Isabel Gardenal

A partir desta quarta-feira, dia 5, 88 estudantes de escolas públicas da região de Campinas chegarão ao campus da Unicamp para participar do programa Ciência & Arte nas Férias. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o evento caminha para sua terceira edição com 17 alunos a mais em relação ao ano anterior.

Provenientes de escolas de Campinas, Jaguariúna, Valinhos e Vinhedo, os alunos selecionados, de um universo de 233 inscritos, permanecerão na Universidade até o dia 4 de fevereiro. Escolas estaduais como José Vilagelin Neto, Barão Geraldo de Rezende, Maria Julieta de Godoi Cartezani, José Maria Matosinho, Prefeito Antonio da Costa Santos, Carlos Gomes, Milton de Tolosa, Felipe Cantúsio, Reverendo Eliseu Narciso e Guido Segalho, dentre outras, estarão participando ativamente da programação preparada pela equipe da PRP. Eles ficarão distribuídos em diversas faculdades e institutos da Unicamp.

Objetivo

A visita ao campus durará um mês, durante as férias escolares de verão. Os alunos serão introduzidos ao conhecimento da pesquisa em um dos mais destacados laboratórios do país: a Unicamp. O objetivo é fomentar o interesse pela pesquisa científica e artística.

São escolhidos os alunos de melhor desempenho escolar das instituições selecionadas. A idéia é proporcionar-lhes um contato mais estreito com a Unicamp, com seus pesquisadores, pós-graduandos e funcionários, despertando novos talentos.

Segundo o pró-reitor de pesquisa, professor Fernando Costa, a iniciativa será boa tanto para os alunos como para a Unicamp. ‘O programa deve se manter regularmente e poderá crescer à medida da capacidade dos seus laboratórios’, declara.

Programação

A abertura do Ciência & Arte nas Férias acontece nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório 1 do Centro de Convenções. O vice-reitor da Universidade, José Tadeu Jorge, e o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Costa, darão as boas-vindas aos visitantes. A seguir, às 9h30, no Centro de Convenções, uma palestra sobre “O rápido crescimento da ciência nos últimos dois séculos” será proferida pelo professor Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após a apresentação, está prevista uma participação musical.

À tarde, às 13h30, na sala de dança da Faculdade de Educação (FE), os alunos terão uma atividade interativa de grupo, intitulada ‘Hip Hop’, coordenada pela professora Tânia Ximenez e monitores do Hip Hop.

Na quinta-feira, às 8h30, alunos e orientadores dos laboratórios estarão se encontrando no Centro de Convenções para as primeiras atividades. Nos demais dias, as atividades serão desenvolvidas nos respectivos laboratórios para os quais os alunos foram designados. Trata-se de um estágio individual diário, exceto às quartas-feiras, em torno de um projeto orientado por professores, que acontece nos laboratórios das diferentes áreas, e de atividades com grupos de pesquisa. Às quartas-feiras, ocorrem os projetos em grupo, realizados pela manhã, a partir das 8h30.

Estão previstas ainda oficinas como as de máscara teatral, ateliê de gravura, desenho animado, como o cérebro funciona e exposição de holografia, entre outras.

V.C.