Unicamp: Agroecologista da Califórnia fala sobre agricultura sustentável

Ele destacou que o Brasil é o maior santuário biológico do planeta

qui, 22/04/2004 - 10h33 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Roseli Silveira

‘OGMs e a Agricultura Sustentável’ foi o tema da palestra proferida na última segunda-feira, dia 19, pelo agroecologista Miguel A. Altieri, professor da Universidade da Califórnia/Berkeley (EUA), na sala da Congregação do Instituto de Biologia (IB). Na abertura do evento, o professor Mohamed Habib, diretor do IB, enfatizou a importância da visita do professor Altieri à Unicamp. Segundo ele, o agroecologista tem realizado uma maratona em várias partes do Brasil, com o objetivo de ministrar palestras e dar orientações sobre agrossistema e agricultura sustentável.

Durante sua apresentação, Altieri explicou que as plantas transgênicas não são compatíveis com os conceitos de agroecologia, isto é, não se enquadram no sistema de agricultura sustentável.

Segundo ele, o plantio delas, em poucos anos, resultará em desenvolvimento de resistência entre as diferentes pragas da lavoura (citou como exemplo, a soja transgênica argentina). Naquele país, já surgiu o fenômeno de resistência em quinze ervas daninhas da soja. Nos países que cultivam o milho transgênico, as lagartas também desenvolveram resistência.

Ele salientou ainda, a contaminação genética em plantações convencionais e nativas, comprometendo com isso a biodiversidade natural. E destacou o Brasil, considerado o maior santuário biológico do planeta. Além do impacto ecológico e social já verificado na Argentina, o professor mostrou também os impactos na microflora e microfauna do solo resultando a queda da produtividade e aumento no custo da produção.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.