Unesp: Universidade inicia implantação do Centro de Genômica Funcional em Botucatu

Pedra fundamental foi lançada hoje pelo reitor José Carlos Souza Trindade

qua, 05/01/2005 - 13h01 | Do Portal do Governo

O professor José Carlos Souza Trindade, reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidiu na manhã desta quarta-feira, dia 5, em Botucatu, o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Genômica Funcional da instituição, empreendimento que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp – do Santander-Banespa e da Central Bela Vista Genética Bovina. A nova unidade estará voltada à pesquisa genética aplicada às áreas da produção animal e vegetal, à saúde humana e à biotecnologia.

O prédio do novo centro de pesquisas será construído em terreno anexo ao campus da Unesp, no distrito de Rubião Júnior, e com recursos mobilizados pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, vinculada à Faculdade de Medicina. O prédio terá uma área construída de cerca de 1.200 metros quadrados, abrigando equipamentos de última geração. O investimento na implantação final do Centro é estimado em 7 milhões de reais.

O Centro de Genômica Funcional, que atuará integrado a outros laboratórios de pesquisa da própria UNESP e a outras instituições do Brasil e do Exterior, terá como primeiro trabalho o estudo do genoma funcional do boi, projeto desenvolvido por pesquisadores da área de zootecnia da UNESP/Botucatu em colaboração com a Fapesp e a Central Bela Vista, do empresário Jovelino Mineiro, e que foi lançado, em maio de 2005, em reunião presidida pelo Governador Geraldo Alckmin, na sede da FAPESP.

Estiveram presentes à solenidade, o vice-prefeito de Botucatu, Waldemar Pereira de Pinho; o vice-presidente da Fapesp e futuro reitor da Unesp, Marcos Macari; o vice-presidente do Santander-Banesp, Pedro Coutinho; o representante da Central Bela Vista, Luiz Roberto Marques; o prof. Antonio Carlos Silveira, coordenador do Projeto do Genoma Funcional do Boi; o presidente da Famesp e docente de Medicina, prof. Antonio Rugolo Júnior; o coordenador de Planejamento e Orçamento da Unesp, José Afonso Carrijo; a profª Maria Vieira Cunha Rudge, diretora da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu; além de diretores, docentes e funcionários do campus da Unesp/Botucatu; e representantes da comunidade.

Empreendimento pioneiro

O prof. José Carlos Souza Trindade, em sua manifestação, destacou o caráter pioneiro do empreendimento, não só por adotar um modelo inédito de parceria entre a universidade e o setor privado, mas também por abrir um campo de pesquisa de horizontes ilimitados em uma área pioneira do conhecimento – a genética funcional. Ao fazer um histórico da criação do novo Centro de Genômica Funcional, lembrou os primeiros passos dados com o apoio da FAPESP e da Central Bela Vista no sentido de formatar o Projeto do Genoma Funcional do Boi, idealizado pelos pesquisadores Antonio Carlos Silveira e Luiz Roberto Furlan, da disciplina de zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp/Botucatu.

Trindade lembrou, ainda, que o Centro de Genômica Funcional, instalado em Botucatu, realizará um grande trabalho de articulação com pesquisadores de outros centros e laboratórios da própria Unesp, de universidades públicas e privadas, do Brasil e do Exterior, empreendendo projetos em diversas áreas do saber. Citou como exemplo, a recente inauguração, na Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, do NeoGene, um laboratório dedicado à pesquisa de causas genéticas dos tumores humanos, e que já mantém um intercâmbio com pesquisadores do Canadá.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp/FM/HC – Botucatu
Por Fernando Hossepian

(LRK)