Unesp: Universidade de Verão pretende instituir nova modalidade de contato com a sociedade

Abertura será nesta segunda-feira, dia 19, às 19 horas, na Câmara Municipal de São Vicente

seg, 19/01/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Universidade de Verão, projeto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que visa promover debates em diversas áreas do conhecimento com a participação de estudantes e da comunidade em geral, tem sua sessão de abertura nesta segunda-feira, dia 19, na Câmara Municipal de São Vicente, com a presença do reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, do diretor do campus da Unesp de São Vicente, Luis Antonio Vane, do prefeito da cidade, Marcio França e o coordenador geral da Universidade de Verão, Alberto Aggio.

O objetivo é instituir uma nova modalidade de contato com a sociedade, a partir daquilo que a caracteriza e lhe dá identidade: a produção do conhecimento. ‘A Universidade de Verão é um encontro de professores, pesquisadores, cientista, artistas, escritores, alunos, funcionários, enfim, da comunidade unespiana, com a sociedade no seu conjunto e com a comunidade do litoral paulista, em especial’, enfatiza Aggio.

Na noite desta segunda, primeira noite do evento, o professor de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira, vai discorrer sobre Universidade, conhecimento e opinião na conferência de abertura. ‘A universidade interage com a comunidade e tem seu papel definido em função disso. Produção de conhecimentos, no caso, se desdobra em formação de opinião, a universidade é um ser vivo, ativo, e tudo o que faz repercute de modo ampliado’, diz Nogueira.

Para ele, não se trata, portanto, de pensar a universidade pela ótica simplista da sua atuação como formadora de mão-de-obra ou de recursos humanos. ‘Essa não é a questão principal e seguramente rebaixa o papel da instituição. A universidade responde não só pela formação das ‘elites’, pela produção científica e pela difusão de conhecimento especializado, mas também pela formação da cidadania e pela organização de informações. Talvez seu principal papel seja o de auxiliar à sociedade a definir suas agendas, a fazer suas escolhas, a se governar. Em suma, a interferir de algum modo na construção de seu futuro’, conclui o cientista social.

Hoje também será realizado o lançamento de três livros, duas revistas e a abertura da exposição PraIA em obras – Projeto de Revelação de Artistas do Instituto de Artes da Unesp em obras, com curadoria dos docentes da Universidade. A exposição ficará aberta ao público durante o período de 19 a 29 de janeiro, entre os horários de 16h às 18h e 19:30h às 21:30h.

Serviço:
Data: Segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2004
Horário: 19 horas
Local: Câmara Municipal de São Vicente
Palácio 22 de Janeiro
Rua Jacob Emmerich, nº 1195
Parque Bitaru – São Vicente/SP

Fone (13) 3569-1516

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

(AM)