Unesp: Unidade de Araraquara promove concurso para elevar a qualidade da cachaça paulista

Concurso também visa divulgar a cachaça artesanal

qui, 18/03/2004 - 10h13 | Do Portal do Governo

A cachaça, uma das bebidas mais populares do País, consumida desde a época do Brasil Colônia, ainda requer tecnologia que a transforme em um produto de qualidade reconhecida. Para despertar o interesse do produtor de cachaça artesanal para esse assunto, o Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, campus de Araraquara, promove o 1º Concurso Paulista de Cachaça Artesanal. O evento será realizado durante a 3ª Feira do Pequeno Produtor Rural (Fepagri), entre os dias 1 e 4 de abril, no Centro de Eventos de Araraquara. ‘Este concurso vai ajudar a promover o trabalho da Universidade junto ao produtor de cachaça do Estado’, comenta o químico João Bosco Faria, da FCF, coordenador do concurso.

O concurso, apoiado pela Fepagri e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), vai premiar as três melhores marcas de cachaça artesanal, de acordo com a aparência, incluindo a embalagem; a cor, o sabor e a impressão global. A comissão julgadora será composta por cientistas e especialistas em avaliação sensorial. Para a economia paulista, é importante que os produtores melhorarem a qualidade da cachaça produzida no Estado. ‘O concurso é uma oportunidade para que isso aconteça’, diz Faria. Os inscritos terão seus produtos analisados gratuitamente no Laboratório de Análise Sensorial da FCF. Esta análise é um serviço caro, razão pela qual os produtores não costumam realizá-la. ‘Mas é um procedimento importante para eliminar os defeitos na produção’, lembra Faria.

Com financiamento da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Faria desenvolve um Projeto de Políticas Públicas, em conjunto com o Sebrae, que visa dar apoio ao pequeno produtor de cachaça artesanal. Em um primeiro momento do projeto, os pequenos produtores recebem a visita dos pesquisadores, que farão um levantamento das condições de produção e da qualidade do produto.

Após esta etapa, será composto um perfil sensorial (cheiro, cor, paladar e embalagem) da bebida. Segundo Faria, a terceira etapa será a implementação de um selo de qualidade para o produto paulista. ‘Este concurso ajuda a divulgar o Projeto e aproximar o produtor da universidade’, comenta Faria.

Para se inscrever, o interessado deve enviar três amostras de cachaça ao Sindicato Rural de Araraquara, até o dia 20 de março, além de preencher uma ficha de inscrição. Informações pelo telefone (16) 3335-9190 ou no site www.fepagri.com.br

Do Portal UNESP

(LRK)