Unesp: Trabalho comunitário de alunos da Medicina de Botucatu tem destaque nacional

Programa desenvolvido na periferia da cidade alfabetiza e transmite à população conceitos básicos de saúde

ter, 13/07/2004 - 11h41 | Do Portal do Governo

O trabalho de alfabetização de adultos, realizado por alunos da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, na periferia da cidade, será tema de um dos painéis do Seminário Nacional sobre Educação Popular e Saúde, a ser realizado entre os dias 21 e 24 deste mês, em Brasília.

Sob o título ‘Alfabetização de adultos com temas de Saúde: vitória contra a exclusão social’, a acadêmica Viviane Freitas apresentará, em nome do Centro Acadêmico Pirajá da Silva, um balanço do programa que se desenvolve, desde 1993, nos bairros mais carentes de Botucatu e que tem por objetivo não só alfabetizar a população, mas também transmitir conceitos sobre a preservação da saúde.

Neste ano, 13 acadêmicos de medicina estão participando das ações, ministrando aulas e palestras, no período noturno, em salas de uma creche, no Jardim Peabiru. Ali se reúnem, em duas noites por semana, moradores com idades que variam de 30 a 74 anos.

Segundo a coordenadora do grupo, a acadêmica Viviane Freitas, o programa permite, também, que os alunos de medicina assumam responsabilidades como cidadãos conscientes e comprometidos com a vida comunitária, aproximando-os da população a que irão servir, no futuro, como profissionais de saúde.

O trabalho dos acadêmicos da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, que conta com apoio de docentes de diversos departamentos da escola, deverá ser apresentado, no dia 22, às 14h, em Brasília, no plenário do seminário nacional e do III Fórum de Educação e Saúde, eventos promovidos pela Universidade de Brasília, e pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu