Unesp: Técnicas de cultivo geram melancias mais leves e saborosas

Depois de vários ensaios foram produzidos frutos pesando entre dois e quatro quilos

qua, 28/08/2002 - 19h45 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), campus de Jaboticabal, estão desenvolvendo uma melancia mais leve e saborosa. Ao cultivar melancias em estufas, os cientistas conseguiram produzir frutos bem menores – e mais saborosos.

‘Também garantimos aumento de produtividade’, diz o engenheiro agrônomo Jairo Augusto Campos de Araújo, docente da FCAV.

Utilizando sementes geneticamente melhoradas, fornecidas pela empresa japonesa Agroflora/Sakata, parceira do estudo, os pesquisadores conseguiram, depois de vários ensaios, produzir frutos pesando entre dois e quatro quilos, contra os cerca de oito a dez da melancia convencional.

Outras vantagens, além do sabor mais adocicado, são a diversidade de cores da polpa, vermelha, alaranjada e amarela, sendo que esta última variedade leva vantagem sobre as outras: não possui sementes. ‘Ao serem menores e sem sementes, as melancias concentram mais polpa e sabor, ficando, assim, mais saborosas’, diz Thiago Factor, orientando de mestrado na área de Produção Vegetal.

Araújo e Factor enfrentaram o desafio de cultivar a melancia em ambiente protegido ou estufa. O trabalho também objetivou a acomodação de maior número de mudas por metro quadrado e a realização da adubação com a mesma água da irrigação, num processo conhecido como fertirrigação. ‘Quando a melancia é cultivada no campo, a área ocupada, com duas plantas por cova, é de aproximadamente seis metros quadrados, mas, na estufa, conseguimos cultivar, na mesma área, cerca de 18 plantas’, explica o docente.

Com a técnica de cultivo em ambiente protegido e de forma tutorada, no sentido vertical, os pesquisadores da FCAV conseguiram um aumento de produtividade da ordem de 70%. ‘No cultivo em ambiente protegido, foi possível obter uma produtividade média da ordem de 75 toneladas por hectare, bem superior à produtividade média nacional em campo aberto, que é de aproximadamente 40 toneladas/hectare’, esclarece Factor.