Unesp: Reitor lança pedra fundamental do Centro de Genômica Funcional

Cerimônia será nesta quarta-feira, dia 5, no campus de Botucatu

ter, 04/01/2005 - 15h19 | Do Portal do Governo

O professor José Carlos Souza Trindade, reitor da Universidade Estadual Paulista, fará nesta quarta-feira, dia 5, às 9h, em Botucatu, o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Genômica Funcional da instituição, a ser implantado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do grupo Santander-Banespa e da Central Bela Vista Genética Bovina. A nova unidade estará voltada à pesquisa genética aplicada às áreas da produção animal e vegetal, à saúde humana e à biotecnologia.

O prédio do novo centro de pesquisas será construído em terreno anexo ao campus da Unesp, no distrito de Rubião Júnior, e com recursos mobilizados pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, vinculada à Faculdade de Medicina. O prédio terá uma área construída de cerca de 1.200 metros quadrados, abrigando equipamentos de última geração. O investimento na implantação final do Centro é estimado em R$ 7 milhões.

O Centro de Genômica Funcional, que atuará integrado a outros laboratórios de pesquisa da própria Unesp e a outras instituições do Brasil e do exterior, terá como primeiro trabalho o estudo do genoma funcional do boi, projeto desenvolvido, desde 2003, por pesquisadores da área de zootecnia da Unesp/Botucatu em colaboração com a Fapesp e a empresa Central Bela Vista.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp/FM/HC – Botucatu

(LRK)