Unesp: Reeducação alimentar pode ajudar a combater a obesidade

Perder peso exige persistência, mas é atitude que vale

qui, 23/12/2004 - 10h07 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

Dados do IBGE sobre os hábitos alimentares dos brasileiros, divulgados em dezembro, revelam que 40% dos adultos que vivem no País sofrem com o excesso de peso. Perdê-lo de forma saudável e duradoura é algo que não se consegue de uma hora para a outra, seguindo uma das muitas dietas da moda. É o que nos informa Mônica Yara Gabriel Morelli, nutricionista-mestre do CeMENutri (Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição) da Faculdade de Medicina da UNESP, campus de Botucatu.

Segundo Mônica, independentemente da época do ano, a dieta a ser seguida por obesos ou não, deve ser completa e equilibrada em nutrientes. ‘Todas as refeições devem conter carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais’, diz.

O ideal, afirma a especialista, é fazer seis refeições ao longo do dia, reduzindo a quantidade de alimentos consumidos em cada uma delas. No verão, alimentos crus, tais como os peixes, devem ser evitados ou consumidos com menor freqüência, pois eles são mais suscetíveis à deterioração, graças à proliferação dos microorganismos. Deve-se aumentar, também, o cuidado com a higienização das verduras e legumes. Além disso, para evitar a desidratação, a nutricionista recomenda aumentar o consumo de água e de outros líquidos.

O que vale para os esbeltos, evidentemente, vale para os que apresentam sobrepeso, só que em dose dupla. ‘Um bom aliado para se alcançar o sucesso no emagrecimento é contar, na medida do possível, com o acompanhamento de um nutricionista, pois só ele, a partir do atendimento individual, será capaz de levar o paciente à modificação de hábitos alimentares incorretos, proporcionando-lhe uma mudança no estilo de vida’, afirma Mônica.

‘Utilizar o termo ‘dieta’ já é quase um indicativo de que essa nova condição será abandonada. Prefiro usar o termo ‘reeducação alimentar”, destaca. Dietas muito restritivas não atendem às necessidades das pessoas, fazendo-as passar fome ou vontade de consumir algum tipo específico de alimento. ‘Regimes muito rigorosos tornam-se monótonos e impossíveis de serem seguidos por longo tempo’, completa Mônica.

Para reduzir a quantidade de gordura acumulada no corpo, porém, alerta a nutricionista, é preciso também realizar regularmente (mais de três dias na semana, por mais de uma hora diária) atividades aeróbicas, associadas a exercícios com pesos. O que, segundo Mônica, exige a supervisão – e não apenas a orientação – de professores de educação física.

Valéria Cintra