Unesp: Realiza evento sobre a importância das bibliotecas digitais

Rapidez nas pesquisas

qua, 17/03/2004 - 13h31 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

Será realizado entre os dias 17 e 21 de maio, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais.

As três maiores universidades públicas paulistas, UNESP, Universidade de São Paulo (USP) e UNICAMP, estão envolvidas na organização do evento, além do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) e das instituições internacionais Ibero American Science and Technology Education Consortium (ISTEC), Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

‘A importância das bibliotecas digitais está em tornar acessível, de forma gratuita, a produção de conhecimento humano, científico, tecnológico, literário e cultural’, enfatiza a professora Mariângela Spotti Lopes Fujita, responsável pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP.

Pela importância das bibliotecas para a pesquisa, um evento como o Simpósio Internacional adquire um significado cada vez maior para as universidades e suas comunidades científicas. Mariângela explica que as bibliotecas digitais possibilitam uma divulgação ágil da pesquisa acadêmica, pois o acesso acontece em tempo real, multiusuário, simultâneo e não limitado pelo espaço físico, bastando para tanto estar conectado à internet. As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas até a data do evento.

No Brasil, as bibliotecas digitais que mais se destacam atualmente são as da Biblioteca Nacional, as da UNESP, UNICAMP, USP e Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Na UNESP, o sistema de bibliotecas digitais entrou em funcionamento em maio de 2003 e dispõe de 824 teses em textos completos.

Para mais informações sobre o II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais e sobre a Biblioteca Digital da UNESP, acesse os sites: www.sibd.bc.unicamp.br e www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital, respectivamente.

V.C.