Unesp: Promove debate sobre o mês do cachorro louco

Raalizado no campus de Botucatu, fórum reuniu 29 municípios

qua, 04/08/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

Agosto é o mês tradicionalmente voltado para o combate à raiva. Para debater o tema, foi realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da UNESP, campus de Botucatu, o I Fórum sobre Raiva. Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao docente aposentado Arnold Gottschalk, um dos responsáveis, ao lado de Walter M. Correa e esposa pela criação do Programa de Controle da Raiva da Instituição.

O programa, implantado em 1968, já continha vacinação, captura dos cães errantes e educação em saúde, foi o primeiro a ser colocado em prática em um município do interior do estado de São Paulo. ‘Foi uma ação pioneira no sentido de atuar diretamente na sociedade e continua em funcionamento até hoje, em parceria com a Prefeitura de Botucatu’, conta José Rafael Modolo, atual coordenador da atividade na FMVZ. (Veja abaixo detalhes da campanha). ‘Outro pioneirismo foi a implantação da atividade como parte do currículo dos alunos da graduação em veterinária’, afirma Gottschalk.

O Fórum reuniu representantes de 29 municípios – 22 prefeituras da região de Botucatu e da cidade de Belo Horizonte, MG – além de especialistas e autoridades na doença para discutir a realidade e os desafios na implantação do Programa da Raiva na região e no Estado. Esse debate é importante pois apresenta as dificuldades que os municípios do Estado de São Paulo possuem em implantar os controle da raiva.

Existem hoje três bilhões de pessoas, metade da população mundial, vivendo em áreas de risco para a raiva. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde informam, ainda, que, em todo o mundo, a cada 15 minutos morre uma pessoa de raiva. ‘O evento apresentou palestras de forma não convencional e não acadêmica’, afirma Modolo.

36ª Campanha de Vacinação em Botucatu

De 13 a 17 de setembro, 45 postos de vacinação estarão distribuídos na região urbana do município, onde cerca de 120 pessoas, entre quartanistas do curso de Medicina Veterinária da UNESP, representantes do Tiro de Guerra e da Equipe de Zoonose da Prefeitura de Botucatu estarão à disposição da população. Este serviço é realizado em parceira com a prefeitura do Município de Botucatu e é parte da disciplina Planejamento de Saúde Animal e Veterinária Preventiva, de responsabilidade do docente José Rafael Modolo.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp
V.C.