Unesp: Projeto garante tratamento de lixo em Presidente Prudente

Um dos frutos do projeto foi a criação da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis

qua, 07/01/2004 - 10h38 | Do Portal do Governo

Presidente Prudente pode se tornar um modelo de união de esforços para solucionar um dos grandes problemas do País: o tratamento de lixo. Um projeto do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Unesp local, está obtendo resultados expressivos na formulação e gerenciamento de políticas públicas para tratamento de resíduos sólidos no município. Há aplicação de princípios da educação ambiental e envolvimento das escolas e da população, garantindo, ainda, melhores condições de trabalho para quem vive da coleta de resíduos.

Um dos frutos do projeto, coordenado pelo professor Antonio César Leal, foi a criação da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis, cuja sede foi inaugurada no início de dezembro. Com 30 cooperados, a sede ocupa um galpão de 800 m2. No local, o material recolhido passa por triagem, depois é prensado e armazenado. O espaço conta ainda com escritório, cozinha, refeitório e vestiário. O secretário municipal do Meio Ambiente, Adhemar Rinaldi, ressalta que um dos objetivos é aumentar o número de cooperados.

Outra conquista foi a criação da coleta seletiva em 30% da área urbana da cidade, abrangendo aproximadamente 50 mil habitantes. ‘A meta é elevar esse porcentual para 100%’, enfatiza o coordenador do projeto. Foram promovidas uma campanha para descarte seletivo de resíduos entre a população e iniciativas de educação ambiental em escolas públicas e particulares, com palestras e trabalhos de campo. Nessas atividades os alunos conheceram a cooperativa e o lixão da cidade e participaram de cursos de artesanato com sucata.

O projeto tem como parceiros a FCT, prefeitura, Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) e Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana de Presidente Prudente e Região (Siemaco). ‘Contamos também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que forneceu R$ 180 mil para nossas atividades’, esclarece o professor.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)