Unesp: Pesquisadores detectam vírus da varíola em gado de Araçatuba

Doença não provoca danos sérios à saúde humana e animal, mas pode implicar perdas aos pecuaristas

qui, 13/03/2003 - 11h32 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Unesp


Em 1980, a Organização Mundial de Saúde declarou a varíola erradicada da face do planeta. Os vírus utilizados como vacina contra a doença, os causadores da varíola bovina, resistiram ao tempo e, hoje, são responsáveis por surtos de lesões nos mamilos das vacas e, também, nas mãos dos ordenhadores.

A constatação foi comprovada por estudo realizado por médicos do departamento de clínica, cirurgia e reprodução animal do curso de veterinária da Faculdade de Odontologia (FO), de Araçatuba, e do departamento de clínica veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), de Botucatu, ambas da Unesp.

‘Apesar de não provocarem sérios danos à saúde humana ou à dos animais, esses vírus podem causar perdas para os criadores de gado’, explica o veterinário Luiz Claudio Nogueira Mendes, que participou do estudo. ‘Ao contrair um desses vírus, as vacas têm dificuldades para amamentar suas crias.’

Repercussão internacional

A pesquisa, que contou com a colaboração do Instituto Biológico de São Paulo e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi assunto da edição de fevereiro do jornal americano Emerging Infectious Diseases, do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. ‘A publicação é voltada para o estudo de doenças emergentes e tem grande impacto na comunidade científica mundial’, explica o médico.

Iniciado em 1999, o estudo analisou os casos ocorridos na região de Araçatuba. Na época, o ordenhador que entrou em contato com os animais doentes apresentou nódulos nas mãos. Preocupado com o diagnóstico dessa enfermidade, que atingiu cerca de 40 vacas de sua propriedade, um dos produtores de leite do município procurou os especialistas da FO.

Os pesquisadores concluíram que as lesões poderiam ter sido provocadas por quatro diferentes tipos de vírus: o herpesvírus bovino, causador da mamilite; o pseudo-cowpox, que causa a pseudo-varíola bovina; o cowpox e o vaccínia, ambos causadores da varíola bovina. O médico explica que esse último vírus originou-se a partir do cowpox e era usado como vacina contra a varíola humana.

Agente responsável

Para definir o verdadeiro agente responsável pela doença no município de Araçatuba, os pesquisadores da FO enviaram amostras do tecido contaminado aos laboratórios do Instituto Biológico de São Paulo, que realizou o isolamento do vírus e os exames de microscopia eletrônica. Os resultados obtidos no Instituto foram encaminhados a especialistas da UFMG. Lá, o DNA do vírus foi isolado, concluindo-se que o agente responsável era o vaccínia vírus.

O docente ressalta que a identificação e caracterização do Araçatuba vírus foi possível graças ao trabalho multidisciplinar integrado dos centros de pesquisa envolvidos e a colaboração do serviço de clínica veterinária, do Hospital Veterinário da Unesp, no câmpus de Araçatuba. ‘Este trabalho foi importante não só para a verificação de zoonoses emergentes, mas também para contribuir com a saúde dos animais’, conclui.

(AM)