Unesp: Pesquisadora tem destaque na pesquisa genética de câncer

Professora Silvia Rogatto é indicada para receber o título 'Cientista Eminente do ano de 2006'

sex, 09/12/2005 - 17h06 | Do Portal do Governo

A profa. Silvia Regina Rogatto, coordenadora do laboratório NeoGene do Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu foi indicada para receber o titulo de “Cientista Eminente do ano de 2006”, na área de ciência e medicina, pelo Conselho Internacional de Promoção à Pesquisa, uma organização com sede na India e dedicada ao incentivo à investigação cientifica nos paises em desenvolvimento e sub-desenvolvidos.

O destaque à docente da Unesp, que se dedica à pesquisa das causas genéticas dos tumores humanos, deveu-se à recente publicação de um dos seus trabalhos na revista “Molecular Carciogenesis”, um periódico científico de grande expressão no meio científico internacional.

O NeoGene, unidade de pesquisa coordenado pela profa. Silvia Regina Rogatto, tem como um dos objetivos principais a identificação de elementos genéticos que indiquem a predisposição das pessoas à ocorrência de certos tipos de tumores malignos.

O NeoGene mantém intercâmbio com centros de pesquisa no Exterior, entre os quais o Instituto de Câncer de Ontário (Canadá) e que coordena projetos multicêntricos de estudos sobre as causas genéticas de leucemias, dos sarcomas e dos cânceres de próstata e de ovário.

O NeoGene está instalado no conjunto dos laboratórios experimentais da Faculdade de Medicina, ocupando uma área de cerca de 200 metros quadrados, divididos em 7 salas climatizadas. Ele está dotado de equipamentos modernos, câmaras de cultura e de conservação, além de mobiliário funcional. No local, atua uma equipe formada por cerca de 20 pessoas, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, e servidores técnicos.

Assessoria de Imprensa da Unesp

M.J.