Unesp: Pesquisa inédita detecta uso abusivo de álcool em 25% dos calouros

Levantamento completo será divulgado nesta terça-feira, dia 22

seg, 21/10/2002 - 13h16 | Do Portal do Governo

Para abrir as atividades do ‘Dia de Alerta ao Uso Indevido de Álcool’, o Produsp (Programa de Prevenção de Álcool e Drogas da USP, coordenado pelo Grea – Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do HC), apresenta nesta terça-feira, dia 22, dados de pesquisas concluídas ou em andamento sobre a questão do álcool no meio universitário.

A pauta principal do evento, que pela primeira vez será realizado simultâneamente na USP, Unesp e unicamp, é o resultado de programa de prevenção ao uso excessivo de álcool desenvolvido na Unesp. Baseado em metodologia de redução de danos Basics (método de triagem e intervenção breve para bebedores de alto risco, desenvolvido na Universidade de Washington, Seattle) o programa objetivou diminuir o uso problemático ou com embriaguez de bebidas alcoólicas e suas conseqüências negativas. A intenção foi ensinar o estudante a beber moderadamente, evitando o padrão habitual de ingestão sem limites.

A pesquisa envolveu 318 alunos retirados de um conjunto de 916 calouros (25,1%), nos anos de 2000 e 2001, que faziam uso excessivo de álcool (identificados com aplicação de questionário). A faixa etária foi de 18 a 20 anos.

A programação completa do Dia de Alerta sobre Uso Indevido de Álcool, está no site www.usp.br/fm/grea

Data: terça-feira, 22 de outubro de 2002
Horário: 11:30 horas
Local: sala do Conselho Universitário da USP (Prédio da Reitoria, piso térreo – Rua da Reitoria n. 109).