Unesp: Parcerias ampliam estudos em nanotecnologia

Acordos prevêem a ampliação de pesquisas no controle de partículas

qui, 08/09/2005 - 19h14 | Do Portal do Governo

Dois acordos de cooperação científica foram firmados durante a visita ao Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara, dos pesquisadores Masahiro Yoshimura, do Instituto de Tecnologia de Tóquio, e Danilo Suvorov, do Instituto Jozef Stefan, da Eslovênia.

Os documentos que prevêem a ampliação dos estudos na área de nanotecnologia, visando o desenvolvimento dos setores de controle de partículas, energia e odontologia foram assinados no último dia 30. Os signatários foram os representantes das duas instituições estrangeiras e os coordenadores do Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (Liec), ligado ao IQ, José Arana Varela, pró-reitor de Pesquisa da UNESP, e Elson Longo. O acordo também vai proporcionar o intercâmbio entre os alunos das três instituições.

Segundo Longo, o laboratório do professor Yoshimura, no Japão, é um dos principais no mundo no setor de tecnologia. O professor Suvorov, por sua vez, é especialista na obtenção de densidade dos materiais, sem aumentar o tamanho da partícula. ‘Em nanotecnologia, o grande problema é o controle do crescimento de partículas, que ocorre rapidamente’, explica Longo. ‘Ainda não dominamos a tecnologia de sinterização em nanopartículas, extremamente complexa.’

Os acordos vão favorecer o desenvolvimento de materiais cerâmicos e o transparente de alta densidade para a obtenção de produtos odontológicos. ‘O Brasil é um grande importador de material odontológico e nosso objetivo é substituir parte desse material importado’, comenta Longo. Outra linha de pesquisa a ser desenvolvida é para a obtenção de energia limpa em processos que envolvem zircônio dopado, hidrogênio e oxigênio.

Do Portal Unesp

J.C.