Unesp: Método para tratamento de esgoto recebe prêmio

Estudo está em desenvolvimento no campus de Guaratinguetá

sex, 09/09/2005 - 13h15 | Do Portal do Governo

Com os trabalhos ‘Kit biodigestor para tratamento residencial de esgoto sanitário’ e ‘Caixa multifuncional para retenção de gorduras e sólidos grosseiros de uso coletivo e industrial’, o engenheiro mecânico Ederaldo Godoy Jr., doutorando do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia (FE), campus de Guaratinguetá, conquistou respectivamente, a primeira e a segunda colocações no 12º Concurso Falcão Bauer, categoria Novas Ferramentas, promovido pela Câmara Brasileira da Industria da Construção Civil. A premiação foi divulgada, em agosto passado, durante o 77º Encontro Nacional do setor, ocorrido em Gramado (RS).

O Kit biodigestor propõe o tratamento anaeróbio, isto é, sem ar, do esgoto residencial no próprio local de origem. Com essa medida, segundo o pesquisador, é possível reduzir cerca de 80% a carga orgânica do dejeto descartado no ambiente. O lodo resultante desse processo fica retido em uma espécie de fossa, para posterior utilização como composto orgânico. ‘O procedimento quadruplica a capacidade do tratamento público’, destaca. O sistema está implantado experimentalmente na Universidade de Taubaté (Unitau).

A caixa multifuncional, já implantada na FE, além do tratamento inicial do esgoto, com a retenção da gordura, areia e outros sólidos grosseiros, como pontas de cigarro, também promove a separação da gordura dos demais sólidos. Posteriormente a gordura pode ser utilizada para a fabricação de sabão, massa de vidreiro ou biodiesel.

Os dois sistemas fazem parte da tese de doutorado desenvolvida por Godoy Jr., com a orientação do engenheiro José Luz Silveira, da FE, e co-orientação do docente Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia, da Unitau. Eles compõem uma Miniestação de tratamento de esgoto e reuso de água (miniEETERA), construída em PVC e concreto armado, também desenvolvida pelo doutorando. ‘Estes sistemas podem colaborar para a despoluição dos rios brasileiros’, diz o doutorando.

Para a realização destes estudos, Godoy Jr. teve apoios financeiros da Tigre S.A., FE/Unesp/Guaratinguetá, Unitau, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (Fundunesp) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Conta também com o apoio do CBHPS (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Genira Chagas – Do Portal Unesp

J.C.