Unesp: Medicina lança manual sobre coleta de material para exames microbiológicos

Normas referem-se a 30 espécies de amostras

ter, 23/11/2004 - 20h11 | Do Portal do Governo

Um manual de “Normas de Coleta e Transporte de Amostras para Exames Microbiológicos” foi lançado, hoje, durante VI Simpósio Regional de Infecção Hospitalar, na Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu. O trabalho, editado em 20 páginas, foi elaborado pelas equipes do Laboratório de Análises Clínicas e da Comissão Permanente de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Medicina/UNESP.

O objetivo do manual é orientar todos os profissionais de saúde que realizam coleta de amostras para encaminhamento aos laboratórios para análises microbiológicas, indicando, também, a forma correta de preenchimento das requisições e a pauta de informações necessárias para a realização dos exames.

No total, as normas referem-se a 30 espécies de amostras, correspondendo a cada uma as observações sobre as condições para coleta, os recipientes e volumes adequados, o tempo e a temperatura para entrega no laboratório, além de indicações de peculiaridades de cada exame.

O VI Simpósio Regional de Infecção Hospitalar está sendo realizado, nestes dias 23 e 24, na Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu reunindo médios, enfermeiros, biólogos e estudantes da área de saúde dos 31 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde XI, com sede em Botucatu.