Unesp: Medicina de Botucatu prepara docentes para formação de auxiliares de enfermagem

Curso tem 660 horas de atividades e estudos presenciais e a distância

qua, 17/11/2004 - 11h43 | Do Portal do Governo

Um grupo de 235 enfermeiros, oriundos de diversas partes do Estado, estará em Botucatu, no dia 4 de dezembro, para receber os certificados de conclusão do “Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem”, ministrado pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu. O curso, com 660 horas de atividades e estudos presenciais e a distância, tem por objetivo preparar docentes para formação e treinamento de auxiliares de enfermagem.

Em termos nacionais, a preparação de professores para os cursos de níveis básico e médio de enfermagem é resultado de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde, Secretarias estaduais de Saúde e universidades públicas. O objetivo do programa é proporcionar as competências para o exercício da docência por cerca de 12 mil enfermeiros que atuam ou irão atuar na preparação e aprimoramento dos 225 mil atendentes de enfermagem dos setores público e privado, em todo o País.

Em São Paulo, a Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu
já preparou, em 2002/2003, a primeira turma de 269 enfermeiros que agora participam do corpo docente de escolas de formação de auxiliares de enfermagem, em diversas cidades do Estado.

O “Núcleo Regional de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem”, sediado na Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, é coordenado pela docente do Departamento de Enfermagem, profª Carmen Maria Casquel Monti Juliani.

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu

(LRK)