Unesp: Investe em cursos de mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais

Mais oportundiades de especialização na área

qua, 08/10/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

Para estimular o desenvolvimento tecnológico e aprimorar a qualificação profissional no interior paulista, a UNESP está implementando os cursos de mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais.

Administrado pela Faculdade de Ciências (FC), campus de Bauru, os cursos dispõem de diversas disciplinas que serão ministradas em diferentes campi da Universidade. ‘Essa é uma nova modalidade de pós-graduação na UNESP. Esses dois cursos são de domínio institucional e, por isso, são oferecidos em mais de uma localidade’, afirma o diretor da FC, José Brás Barreto de Oliveira.

Realizados por meio de um trabalho em conjunto com a Faculdade de Engenharia (FE), também campus de Bauru; com o Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara; com a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente e com o Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, os cursos obtiveram aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terão início a partir de 2004.

‘No setor de engenharia, essa é a primeira vez que se aprova a implantação de cursos de mestrado e doutorado no mesmo ano’, diz Oliveira. ‘Geralmente, o doutorado só se inicia após o mestrado ser consolidado. Isso demonstra a credibilidade do trabalho desenvolvido pela UNESP.’

Voltados para profissionais das áreas de engenharia, química, física, ciências biológicas, matemática e computação, os cursos abrangem diversas linhas de pesquisa. Entre elas, estudos com materiais poliméricos; híbridos e nanoestruturados; materiais eletrônicos e fotônicos; modelagem e simulação; ciência e engenharia de interfaces; processamento de materiais; desenvolvimento de dispositivos e aplicações; além de caracterização de materiais. ‘Com isso, esperamos ampliar o número de pesquisas relacionadas a essas áreas de conhecimento’, diz o diretor da FC.

O período de inscrição está previsto para o mês de novembro, mas os interessados podem realizar pré-inscrições. Para isso, devem enviar mensagem com os dados pessoais para o endereço posmat@fc.unesp.br.

Mais informações sobre os cursos no site da www.unesp.br ou pelo telefone (14) 3103-6070.
V.c.