Unesp: Instituto de Artes apresenta musical infantil no Sesc Pompéia

Evento é resultado de dois projetos desenvolvidos pelo IA

ter, 18/05/2004 - 20h45 | Do Portal do Governo

Docentes, alunos e ex-alunos do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus São Paulo, apresentam de 27 a 30 de maio, no Sesc Pompéia, o musical infantil Edu e a orquestra mágica. O evento é resultado de dois projetos desenvolvidos pelo IA: Música na Escola e Educação Musical pela Voz.

O projeto Música na Escola foi desenvolvido durante quatro anos por alunos e ex-alunos do IA que, tendo como base a educação musical do compositor canadense R. Murray Schafer, ofereceram orientação musical aos professores de todas as disciplinas e alunos da escola estadual Seminário Nossa Senhora da Glória, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Segundo a diretora do IA Marisa Fonterrada, “neste projeto, professores e alunos receberam orientação musical, não como disciplina de sala de aula mas como proposta de pensar a música como fato cultural”.

Criado em 1989, o projeto Educação Musical pela Voz é realizado até os dias de hoje por alunos e ex-alunos do IA com especialização em regência de voz infantil. Neste trabalho, crianças e adolescentes da comunidade aprendem a cantar e a ler partituras, com atividades realizadas dentro do campus da UNESP.

O musical Edu e a orquestra mágica é um espetáculo realizado por crianças e adolescentes que traz como convidadas crianças integrantes do Programa Curumim, do Sesc Pompéia. O musical é baseado em uma das histórias contadas pelo musicista Shafer no livro O Ouvido Pensante: a de um garoto que, ao dormir, sonha com o som das estrelas e, ao acordar, sai em busca deste som. A ópera é composta por seis apresentações e apresenta como personagens o garoto Edu, o velho sábio, a professora, a flauta, o cavaquinho, o violão, o teclado e a estrela.


Local: Sesc Pompéia
Data:Quinta, Sexta, Sábado e Domingo, dias 27, 28, 29 e 30 de maio
Quinta e Sexta às 15 horas, Sábado e Domingo às 15h e 18h30 .
R. Clélia, 93 – Pompéia
Tel.: (11) 3871-7700