Unesp: Incubadora de empresas apóia empreendimentos inovadores

Instalada numa área de 600 m2, incubadora tem capacidade para até 22 empreendimentos em três modalidades

seg, 29/03/2004 - 9h41 | Do Portal do Governo

Para apoiar empreendedores que querem transformar idéias em produtos e serviços, a Unesp de Rio Claro criou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incunesp-RC). Gerada para dar suporte a empreendimentos inovadores, em especial nos segmentos de Geo e Biociências – áreas de atuação da Unesp na cidade -, ela oferece cursos, consultoria, espaço físico e toda infra-estrutura necessária para o crescimento das empresas nascentes.

Inaugurada em outubro do ano passado, a Incunesp-RC conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da prefeitura de Rio Claro. Instalada numa área de 600 m2 do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, a incubadora tem capacidade para até 22 empreendimentos em três modalidades: Pré-incubação ou Hotel de Projetos, Incubação e Empresa Associada (veja boxe). A iniciativa pretende criar mecanismos para integrar a universidade ao setor produtivo, propiciando condições para a realização do desenvolvimento tecnológico industrial.

As incubadoras ajudam a inverter as estatísticas do risco de fracasso de pequenos empreendimentos. De acordo com levantamentos da Incunesp, perto de 60% das empresas fecham até o quinto ano de funcionamento. Entre as graduadas por uma incubadora, 97% continuam funcionando com sucesso após esse mesmo período de atividades. “Nascer com uma marca de respeito é um grande passo para vencer alguns obstáculos que se interpõem no caminho de qualquer empresa que queira se firmar no mercado”, afirma o gerente da Incunesp-RC, José Roberto Helbling.

Interação com a universidade

A bióloga Aline Piccoli Otalara, da Tecnologia e Ciência Educacional (Tece) reforça a tese do gerente. “Apresentar-se como empresa apoiada pela incubadora da Unesp já muda a forma como as pessoas te olham. Esse respaldo é importantíssimo.”

Primeira a se instalar, em outubro de 2003, a Tece tem como meta desenvolver novas metodologias de ensino. “Estamos produzindo livros, vamos estruturar cursos para formação de professores, criar clubes de ciências de todas as disciplinas e montar kits didáticos”, informa a bióloga. O objetivo é, por meio da experimentação, desenvolver habilidades e competências nos alunos, trabalhando com materiais simples e do seu cotidiano.

A Incunesp também tem o propósito de aproximar os incubados da universidade. A Fortgeo Geociências e Meio Ambiente tem na universidade grande parceira. Atuando na prestação de serviços e elaboração de projetos ligados à questão de recursos hídricos, disposição de resíduos, planejamento urbano e meio ambiente, a empresa utiliza os laboratórios da Unesp para realização de pesquisas e análises químicas. “A incubadora abriu as portas da Unesp”, afirma Fábio José Meaulo, um dos sócios da Fortgeo.

Isenção de impostos

Outros benefícios que o sócio destaca são as parceiras da Incunesp com o Sebrae e a prefeitura. “Ficamos sabendo recentemente que teremos isenção de impostos municipais durante o tempo em que estivermos aqui”, diz. Do Sebrae vieram as orientações para cuidar da parte administrativa da empresa. “Aprendemos a elaborar o Plano de Negócios e vamos, logo mais, participar de um curso de fluxo de caixa”, conta Meaulo. Tudo para que os incubados, que entendem da parte técnica, saibam lidar também com questões administrativas e financeiras de suas empresas.

Os incubados são apoiados antes mesmo de serem apadrinhados pela Incunesp-RC. A condição para candidatar-se a uma vaga na incubadora é, além de ter uma boa idéia, apresentar projeto que descreva detalhadamente o serviço ou o produto a ser oferecido e que inclua itens como pesquisa de mercado, estratégia de marketing e recursos necessários ao empreendimento. Para elaborar esse documento, participam do curso a que se referiu Meaulo, no qual se capacitam a fazer o Plano de Negócios, que irá nortear todo o processo de desenvolvimento da futura empresa. “Eu não tinha a noção de empreendimento que esse curso me proporcionou”, afirma Antonio Tadeu Correa Bueno, da TBE Equipamentos Eletrônicos, que participa desde fevereiro.

Novas vagas

Prontos os Planos de Negócios, são submetidos ao conselho consultivo da Incunesp para análise. Os aprovados são chamados a se instalar numa das salas da incubadora. No primeiro processo seletivo, dos seis inscritos três foram aprovados. No segundo, houve 15 candidatos, dos quais oito conseguiram vaga. A próxima avaliação será em abril e a seleção está em andamento. O empreendimento do interessado em se candidatar deve ser não-poluente, e o produto ou serviço desenvolvido tem de ser de base tecnológica inovadora ou substituto de importado.

SERVIÇO
A Incunesp-RC fica na Rua 11, 2.627 – Bairro Santana – Rio Claro. O site da instituição é incunesp@rc.unesp.br

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)