Unesp: Inauguradas, em Botucatu, instalações de farmácia

Espaço agiliza distribuição de medicamentos de uso contínuo

ter, 28/06/2005 - 17h28 | Do Portal do Governo

Para melhor atender aos pacientes que dependem de medicamento de uso contínuo, foram inauguradas, neste mês de junho, as novas instalações da farmácia de alto custo do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da UNESP, campus de Botucatu. O serviço, que funciona em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, fornece remédios para pacientes com osteoporose, hepatite C, acne severa e asma.

Estão disponíveis no novo espaço da farmácia cerca de 200 itens, para servir a população de 31 municípios. Em média, são atendidos 2.200 pacientes por mês. Durante a inauguração, o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata destacou que, com a informatização da farmácia, dificilmente haverá falta de medicamentos, porque ficará mais fácil controlar os estoques. O reitor da UNESP, Marcos Macari, também presente ao evento, ressaltou a colaboração do Estado com as pesquisas na área de ciências da saúde.

Segundo Roberta Fiúza Ramos, diretora técnica de serviço da Regional de Saúde (Dir- XI), os pacientes serão atendidos por um médico que avalia se a receita está de acordo com os protocolos estabelecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pela Secretaria de Saúde. ‘Antes, a demora para a retirada dos remédios era de até quatro dias, atualmente a medicação sai na hora’, esclarece.

A farmácia de alto custo funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no andar térreo do pavilhão central do HC, em Botucatu.

Assessoria de Imprensa da Unesp

F.C.