Unesp: Hospital das Clínicas de Botucatu desenvolve projeto de humanização do atendimento

Serão instalados televisores e poltronas para aumentar o conforto de pacientes e acompanhantes

qui, 12/08/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo

Começou, nesta semana, a instalação de aparelhos de televisão e poltronas reclináveis em diversas enfermarias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu. No total, serão colocados em serviço 60 televisores e 80 poltronas estofadas com o objetivo de aumentar o conforto dos pacientes e seus familiares. Além disso, os doentes passarão a dispor de uma biblioteca circulante que irá emprestar livros e revistas.

Essas ações são promovidas pela Comissão de Humanização do HC, que busca dar melhores condições de internação aos pacientes que precisam ficar imobilizados ou isolados no leito, ou que precisam ser acompanhados, diuturnamente, por um familiar. Na maioria das vezes, esses acompanhantes passam a noite cochilando em cadeiras comuns, ao lado da cama ou nas salas de espera.

Segundo o presidente da Comissão de Humanização, professor Éder Trezza, o projeto teve início com um levantamento, realizado pela Divisão Técnica de Enfermagem, acerca das enfermarias em que os períodos de internação eram cercados de cuidados especiais, como isolamento ou imobilização dos pacientes. Esses pontos foram definidos como prioritários para colocação dos aparelhos de TV.

Da mesma forma, foram pesquisados os leitos em que os doentes necessitavam de um acompanhamento permanente por parte de familiares, e em que era desejável garantir melhores condições de conforto, principalmente à noite, para essas pessoas.

A pesquisa indicou a necessidade de aquisição de 60 aparelhos de
TV e de dispositivos para sua fixação nas paredes, e de 80 poltronas reclináveis que permitissem o sono, ainda que breve.

A supervisão do HC viabilizou os recursos, e o primeiro lote de 20 televisores e 35 poltronas foi adquirido no mês de julho. Os outros lotes serão adquiridos nos próximos meses, podendo estender-se o projeto, caso existam recursos, para instalação de aparelhos de TV também nas salas de espera de maior movimento no HC.

Biblioteca circulante

Outro projeto da Comissão de Humanização que está em implementação, é a montagem de uma biblioteca circulante – um carrinho com livros e revistas que serão emprestados aos pacientes internados. Os que tiverem interesse deverão assumir o compromisso de devolução tão logo tenham terminado a leitura ou recebido alta hospitalar. O acervo dessa biblioteca circulante está sendo formado por doação do próprio corpo funcional do HC, da Faculdade de Medicina e pessoas da comunidade.

Demanda do hospital

O HC da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu é uma unidade de referência na região centro sul do Estado, e atendeu, no ano passado, pacientes originários de cerca de 250 municípios do Estado e de 60 de outros estados.

Com 419 leitos de enfermarias e UTI’s, o HC da Unesp realizou, no primeiro semestre deste ano, 8.754 internações, com uma taxa média de permanência variando de 6,23 a 7,74 dias.

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu

(LRK)