Unesp: Herpes bucal simples pode ser tratado com laser

Estudo feito no campus de Araraquara aponta sua ação antiinflamatória

qua, 03/08/2005 - 15h53 | Do Portal do Governo

O laser aplicado à odontologia, além de sua ação comprovada na redução da sensibilidade dentária, cicatrização de aftas – úlceras intra-bucais – tratamentos de mucosites em pacientes imunodeprimidos por tratamento oncológico, também mostra sua eficácia em terapias de herpes bucal simples.

Em andamento no Departamento de Histologia da Faculdade de Odontologia (FO), em Araraquara, a pesquisa do doutorando Hermes Pretel, que tem como ponto chave a utilização de laser para promover a reparação de tecidos vivos, aponta a ação antiinflamatória e analgésica do laser no tratamento de herpes simples.

Pretel destaca que a laserterapia funciona como importante coadjuvante em tratamentos diversos. ‘Neste caso específico, sua ação ajuda a diminuir o desconforto causado pelo herpes simples logo após a primeira aplicação’, diz. O poder bioestimulante do laser acelera a reparação das lesões. ‘Mesmo assim, ele não dispensa o uso dos medicamentos antivirais’, comenta o pesquisador que há cinco anos trabalha com aplicações de laser em odontologia.

Do Portal Unesp

J.C.