UNESP: HC da Medicina realiza angioplastia em tempo recorde

angioplastia consiste na desobstrução da artéria coronária com a introdução de uma prótese metálica

qua, 24/11/2004 - 20h53 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu realizou, na segunda-feira, em tempo recorde e pela primeira vez, um procedimento denominado angioplastia primária e que teve como paciente um homem, de 51 anos, procedente do município de Itaí.

O paciente chegou às 14h30 ao Pronto Socorro apresentando um quadro indicativo de infarto do miocárdio. Atendido pela equipe de acolhimento, foi encaminhado para os especialistas da hemodinâmica que, por intermédio de um eletrocardiograma, confirmaram a suspeita, realizando, logo a seguir, um cateterismo e a angioplastia. Às 15h10 o procedimento foi concluído e o paciente encaminhado para observação na UTI Coronariana onde se encontra até hoje (quarta feira) apresentando um quadro de evolução bastante favorável.

A angioplastia consiste na desobstrução da artéria coronária com a introdução de uma prótese metálica que a mantém aberta para o fluxo normal de sangue. Esse procedimento só tem resultados favoráveis se realizado em até 90 minutos após a ocorrência do infarto.