Unesp: Graduandos de Rio Claro descomplicam conceitos da física

Criatividade e bom humor dos universitários vão proporcionar aos alunos conhecer os aspectos fenomenológicos

seg, 25/08/2003 - 16h29 | Do Portal do Governo

O Departamento de Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), campus de Rio Claro, desenvolve o projeto Eureka – Show e Experimentoteca de Física. Sob a coordenação do professor Jorge Roberto Pimentel, oito graduandos de Física serão os monitores e demonstrarão conceitos fundamentais dessa disciplina com humor e criatividade.

As atividades destinam-se a alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio da região de Rio Claro e municípios. O projeto-piloto terá suas primeiras apresentações na próxima semana e, oficialmente, a partir de outubro nas instalações da Unesp.

A Experimentoteca é um ambiente de educação científica, constituído de equipamentos simples para verificações de leis e conceitos de Física. Os estudantes, acompanhados de monitores, poderão interagir diretamente com o material em exposição, examinando detalhes dos equipamentos. O intuito é despertar a curiosidade dos alunos e o espírito construtivo e investigativo.

Humor e suspense

O acervo da Experimentoteca, em constante desenvolvimento e ampliação, presta-se, também, como orientação e modelo para que professores e alunos possam reproduzir as montagens e utilizá-las em sala de aula ou em feiras de ciências.

O Show de Física é um espetáculo que ocorre com a participação ativa de estudantes. As apresentações problematizam conceitos da disciplina, muitos deles difíceis de serem contextualizados na sala de aula. Temas como alta-tensão, leis de mecânica, vácuo, transformadores, ótica e luz serão tratados com atenção especial e desmistificados.

Os graduandos da Unesp realizam essas atividades e transmitem as informações aos alunos da rede de ensino com humor e suspense. Os espectadores interagem durante as atividades, demonstrando curiosidade pelo assunto.

Para atuar na Eureka, os universitários da Unesp devem possuir conhecimentos prévios sobre os fenômenos que serão abordados nas exibições e desempenhar-se com criatividade, desembaraço, responsabilidade e dedicação.

A atual equipe, composta de oito integrantes, foi selecionada de acordo com critérios preestabelecidos, podendo ser mantida ou alterada, conforme a competência dos participantes e interesse dos alunos de graduação que queiram integrar o grupo.

Aprimoramento profissional

O coordenador do projeto ressaltou: “Para os universitários, o programa é uma importante atividade de extensão. É a oportunidade de participarem, aplicarem e aprimorarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades que irão auxiliá-los profissionalmente no mercado de trabalho”.

Esses dois produtos do Projeto Eureka são resultantes do convênio com o Show de Física , do Instituto de Física da USP.
Dentre os objetivos da iniciativa destacam-se servir como modelo para a criação de atividades semelhantes, seja em Física ou outras áreas, nas demais unidades da Unesp; suplementar as aulas de Física e de Ciências para proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares do município de Rio Claro e das cidades vizinhas a oportunidade de conhecer os aspectos fenomenológicos.

Viviane Santos – Da Agência Imprensa Oficial
-C.M.-