Unesp: Fundação Vunesp realiza vestibular em cidades de Angola

Processo aplicado em novembro de 2004 inaugurou uma nova etapa nas relações entre Brasil e Angola

qui, 27/01/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) aplicou, em novembro do ano passado, em Angola, África, o primeiro vestibular de uma universidade brasileira fora do território nacional. O processo representa o início da criação de um consórcio de universidades do Brasil, capitaneadas pela Vunesp, que deverão oferecer vagas a candidatos daquele país. Da primeira experiência do projeto também participou a Universidade Federal do Paraná, oferecendo 48 vagas para os estudantes angolanos para 2005, nos seus principais cursos. A UNESP ofereceu 90 vagas, nas áreas de Ciências Exatas e Biológicas.

Essa iniciativa tem a colaboração do Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão (Nupe), que promoveu as primeiras conversas entre a instituição brasileira e a Fundação Eduardo dos Santos (Fesa), organização que leva o nome do atual presidente da República angolano. O vestibular ocorreu nas capitais das principais províncias do país africano (Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango), com a participação e apoio logístico da Universidade Agostinho Neto (UAN) e incentivo do Ministério da Educação de Angola.

Para Dagoberto José Fonseca, coordenador do Nupe e docente da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, o vestibular inaugurou uma nova etapa nas relações entre Brasil e Angola. O presidente da Fesa e cônsul-geral de Angola, Ismael Diogo da Silva, destacou a importância dessa iniciativa. ‘Apenas com gente formada, educada e devidamente preparada, Angola poderá tornar-se um país de alto nível, cujos filhos estarão habilitados a dar respostas aos desafios que a luta pelo desenvolvimento coloca’, enfatiza.

Do Portal UNESP

(LRK)