Unesp: Farmácia e Odontologia Araraquara comemoram 80 anos

Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a ex-diretores e vices, docentes e funcionários

qua, 03/09/2003 - 13h31 | Do Portal do Governo

As Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, comemoraram 80 anos dia 29. Para celebrar a data, foi realizada sessão solene da fundação da Associação Escola de Pharmácia e Odontologia (de 1923), com a participação do reitor, José Carlos Souza Trindade.

‘Estas duas instituições se caracterizam pelo relevante serviço social que prestam à comunidade de Araraquara e região’, ressaltou o reitor. Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a ex-diretores e vices, docentes e funcionários mais antigos, aposentados e na ativa.

A Associação Escola de Pharmácia e Odontologia, fundada em 1923, foi o embrião das atuais Faculdades de Odontologia (FO) e de Ciências Farmacêuticas (FCF), de Araraquara.

Uso do álcool como combustível

Desmembradas em 1976 com a formação da Unesp, as duas são as mais antigas da universidade, que atualmente tem 33 unidades em 23 cidades do Estado de São Paulo.

A criação da Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara integrou um conjunto de empreendimentos da prefeitura que passaram por processo de modernização. O objetivo era fazer com que a população alcançasse melhor qualidade de vida e bom nível cultural.

Em 7 de setembro de 1930, pesquisadores e alunos realizaram a histórica jornada entre Araraquara e São Carlos, que constituiu a primeira experiência nacional do uso do álcool como combustível.

Em janeiro de 1955, a Faculdade de Farmácia e Odontologia foi incorporada ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Com o fim da ditadura getulista e a reabertura do Congresso, o ensino e a pesquisa ganharam novos rumos e a Faculdade pôde se desenvolver livremente.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)