Unesp: Faculdade de Medicina será Centro de Referência em Cirurgias Cardíacas

Centro é resultado dos investimentos que estão sendo feitos nas UTI’s do HC

seg, 27/09/2004 - 19h48 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clinicas de Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu será um Centro de Referência para Cirurgias Cardíacas Pediátricas, dentro do plano da Secretaria estadual da Saúde que prevê a consolidação de três núcleos dessa especialidade no Interior do Estado: em Botucatu, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Missão técnica da Secretaria Estadual da Saúde já esteve, na semana passada, visitando as instalações do HC, especialmente a UTI pediátrica, unidade de importância vital para garantir os trabalhos da cirurgia cardíaca.

A viabilidade de implantação do Centro de Referência é resultado não só da alta qualificação das equipes cirúrgicas e de tratamento intensivo, mas também dos investimentos que estão sendo feitos nas UTI’s do HC com recursos do Governo do Estado, e da própria Universidade. Nos últimos meses, a UTI pediátrica teve ampliado o seu número de leitos, reforçada as suas equipes de médicos e de enfermagem, e incorporados equipamentos de última geração tecnológica. Hoje, a UTI pediátrica conta com 7 leitos, podendo instalar mais dois nos próximos meses. Além disso, tem uma equipe de 10 médicos e 20 profissionais de enfermagem, todos sob supervisão de um docente e chefe do Departamento de Pediatria da faculdade.

Como Centro de Referência em Cirurgias Cardíacas Pediátricas, o HC deverá realizar cerca de 120 desses procedimentos de alta complexidade por ano, atendendo à demanda de uma grande parte da população do Interior do Estado, e reduzindo o atual tempo de espera para tal atendimento.