Unesp: Faculdade de Medicina produz anticorpos para tipagem sangüínea no Brasil

Produção dos reagentes monoclonais é resultado de um trabalho iniciado há dez anos

qua, 06/08/2003 - 14h35 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas da Unesp, de Botucatu, começou a produzir reagentes monoclonais, substância utilizada na definição de tipagem sangüínea. Usados em procedimentos que antecedem todas as transfusões de sangue, esses anticorpos atualmente são importados para a hemorrede pública e para os bancos de sangue de todo o país.

“O material que produzimos custa menos da metade do preço dos reagentes importados”, informa Maria Inês Moura Campos Pardini, do Hemocentro da Unesp. Como a capacidade de produção do laboratório de Botucatu é pequena – abastece apenas as unidades de saúde de sete cidades vizinhas –, a instituição espera que a iniciativa privada comece a investir no projeto. “Isso permitirá aumentar o volume de produção, de forma a abastecer o mercado nacional. A demanda é grande e para atendê-la é preciso produzir em escala industrial. Isso acabaria por gerar grande economia para o sistema de saúde.”

A produção dos reagentes monoclonais é resultado de um trabalho iniciado há dez anos por uma equipe do hemocentro em Botucatu. Liderado pela pesquisadora brasileira Elenice Deffune, que anteriormente havia atuado em centros de pesquisas europeus, o laboratório apresentou o resultado dessa década de experiência no 2o Salão e Fórum de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para o médico José Mauro Zanini, diretor do hemocentro, o desenvolvimento dos reagentes monoclonais revela a capacidade dos pesquisadores brasileiros e as possibilidades de sua contribuição efetiva à melhoria do sistema público de assistência à saúde no País.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)